Uma placa solar produz quanto de energia fotovoltaica?

Uma placa solar produz quanto de energia fotovoltaica-

A maior parte das pessoas não faz nenhuma ideia de quantos quilowatts (Kw) e quilowatt-hora (kWh) uma placa solar produz, o que é normal. Mas neste post vamos tirar todas as dúvidas, venha conferir.

Saiba como economizar até 99% com a energia solar em Barbacena e região!

Somos a Solig! Uma empresa especializada em sistemas de geração de energia solar fotovoltaica.

Utilize o formulário para solicitar uma análise de viabilidade técnica sem compromisso.

Escolha o campo de arquivo acima para nos enviar sua conta de energia (opcional)

Uma questão que gera muitas dúvidas em quem pretende investir na geração de energia solar é: uma placa de energia solar fotovoltaica produz quanto de energia?

A maior parte das pessoas não faz nenhuma ideia de quantos quilowatts (Kw) e quilowatt-hora (kWh) uma placa solar produz, o que é normal, pois há diversos fatores que influenciam nesse valor final.

Alguns dos aspectos que precisam ser considerados nesse cálculo de consumo médio são a potência da placa, o dimensionamento, o tamanho, a área de instalação, os fatores climáticos e a inclinação da placa.

A seguir, você vai aprender tudo a respeito de uma placa solar produz quanto de energia.

O painel solar: conheça mais sobre ele

O painel solar trata-se do mais importante equipamento que é responsável pela geração de energia elétrica através da energia proveniente da irradiação solar.

Neste artigo iremos abordamos em que consiste ao certo os painéis solares e ainda as suas vantagens ao ser usado no seu lar. Após finalizar a leitura deste post, leia-o também para aprender.

Ele utiliza a luz vinda do sol para poder gerar as correntes elétricas, que então são convertidas para o tipo certo que será utilizado na residência ou em uma empresa.

Em média, uma placa de energia solar com uma potência de 200 Wp consegue produzir de 24 até 40 kWh todos os meses, o que significa de 800 a 1300 quilowatt por dia.

Além disso, ela pode produzir em torno de 100 W até 165 W (ou 0,1 kW até 0,16 kW) mensalmente, com um consumo diário de horas.

Entretanto, a produção dessa placa vai depender muito de diversos fatores, como mencionado anteriormente, entre os quais podem ser citados a localização dela, a inclinação em que se encontra o painel e a potência dela, entre alguns outros.

Desde que haja uma quantidade ótima de luz solar recebida pela placa, como é o caso da maior parte dos locais no Brasil, onde o nível de irradiação solar é muito alto, a eficiência de absorção da placa é de no mínimo 20% de toda aquela luminosidade que ela recebe.

O volume de energia que é convertida por um painel solar é também determinado, além disso, pelo período do dia no qual há pico do sol, o que significa que em dias com muita chuva ou mesmo nublados a eficiência é menor.

Quantos kW conseguir produzir uma placa solar?

Uma placa solar produz quanto de energia fotovoltaica?

Esse é o questionamento desse texto, e nós iremos responder agora para você.

Uma placa solar que tem 200 kWh de potência consegue produzir, em geral, 0,27 kW de energia fotovoltaica, enquanto uma placa com 330 kWh gera aproximadamente 0,45 kW.

Por outro lado, as placas com 400 kWh podem gerar em média 0,55 kW e os painéis que possuem potência de 660 kWh produzem, de forma aproximada, 0,91 kW.

Com esses valores, é possível que você possa saber quanto de energia a sua placa solar vai poder gerar de acordo com a potência dela.

O cálculo da quantidade de kW produzia deve ser realizado através do volume do consumo por mês (kWh) dividido pela quantidade de horas utilizadas da placa.

Em geral, o cálculo leva em consideração de 6 a 8 horas por dia, durante sete dias da semana (42 a 56 horas) por quatro semanas no mês (168 a 224 horas).

Há aspectos, como a incidência solar e também da área em que o painel será instalado, por conta das questões climáticas, que influenciam a eficiência geral de produção de energia.

Nós da Sólig, calculamos, sem erro, quantas placas sua instalação necessitará. Solicite um orçamento de energia solar, sem compromisso.

Quantos kWh uma placa solar é capaz de gerar?

Apenas uma placa solar de 100 Wp pode vir a gerar de 12 até 20 kWh a cada mês, mas é preciso considerar as perdas energéticas na hora de fazer o cálculo do consumo por mês.

Isso porque os sistemas que possuem baterias, como é o caso dos off-grid, perdem em torno de 35% da energia produzida, ao passo que os sistemas conectados à rede, os on-grid, perdem 20% da energia que produzem.

O cálculo para sua residência ou empresa deve ter um parâmetro estabelecido, como é o caso de uma média de 150 W gerada para uma placa solar que tenha 1m2.

Depois, é preciso fazer a multiplicação do valor pela taxa de irradiação da luz solar da região onde você mora, o que vai obter a quantidade de energia gerada diariamente.

Qual a quantidade de Wh que uma placa solar pode produzir?

Uma placa solar que tem capacidade de 100 Wp pode produzir de 400 até 600 Wh todos os dias, enquanto que aquelas com potência de 200 Wp geram o dobro dessa quantidade, e assim por diante.

Há fatores também que afetam a produção do painel solar, como os climáticos e o modelo do sistema, pois no caso dos sistemas on-grid, a perda de energia gerada é de 20%, enquanto que do sistema off-grid é de 35%.

Aprenda em outro post aqui do blog como calcular a quantidade de placas para energia solar

Os fatores para produção de energia de uma placa solar

A eficiência que uma placa solar possui é a porcentagem da energia que um sistema pode converter a cada m2 de superfície que ela possui.

No momento da escolha da placa fotovoltaica que você vai instalar, seja em sua casa ou na sua empresa, é importante entender a capacidade máxima de cada um dos sistemas.

Os fatores que afetam a produção de energia, como é o caso do tamanho das placas e a incidência da luminosidade, por exemplo, são importantíssimas.

O tipo de material da placa também tem influência sobre a capacidade que ela possui de produzir energia, com o filme fino e os painéis de silício possuindo capacidades distintas.

O calor em excesso acima dos 25º C acaba afetando a produção de energia das placas solares de maneira negativa, no caso das placas do material silício.

Dessa forma, fica claro o quanto é importante conhecer os fatores que podem vir a influenciar de forma direta na produção que uma placa solar tem em termos de energia, de modo a conseguir tirar o máximo proveito da eficiência dela.

Conclusão

Como você viu,a capacidade de produção de uma placa solar varia muito de acordo com diferentes fatores, que podem vir a diminuir a eficiência que ela possui.

Neste texto, nós mostramos quais são esses fatores e trouxemos a média de produção de kWh, tambémde kW que um painel solar possui.

Com isso, fica claro quanto uma placa solar produz de energia fotovoltaica!

Solig Logotipo Orçamentos

Preencha os dados abaixo para receber um orçamento e saber como economizar até 99% em sua conta de energia.

Escolha o campo de arquivo acima para nos enviar sua conta de energia (opcional)

Este site utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência. Ao clicar em "OK" e continuar navegando, você estará concordando com o seu uso.