Quais os melhores inversores para energia solar em Barbacena?

Quais os melhores inversores para energia solar em Barbacena

O inversor é responsável por fazer a adaptação da energia que é gerada pelo painel para os padrões da rede elétrica, aprenda neste post , quais os melhores inversores para energia solar em Barbacena.

Saiba como economizar até 99% com a energia solar em Barbacena e região!

Somos a Solig! Uma empresa especializada em sistemas de geração de energia solar fotovoltaica.

Utilize o formulário para solicitar uma análise de viabilidade técnica sem compromisso.

Escolha o campo de arquivo acima para nos enviar sua conta de energia (opcional)

Saber quais os melhores inversores para energia solar na cidade de Barbacena é algo importante, pois ajuda no momento de realizar a escolha do equipamento.

Mas além de saber quais são os melhores, há ainda outras importantes informações para se saber sobre esses inversores.

Por exemplo, o que é um inversor de energia solar? Quanto custa, em média, um inversor? Para que ele serve?

Pensando em tudo isso foi que nós resolvemos trazer esse artigo mostrando tudo o que há de importante a respeito desse assunto.

Não deixe de acompanhar esse texto até o final se você realmente quer saber quais os melhores inversores para energia solar.

Vamos lá!

O que é um inversor de energia solar?

A primeira coisa que você necessita saber é o que é um inversor de energia solar, pois só assim será possível compreender quais são os melhores do mercado.

O inversor é um dos componentes do kit para energia solar, nós já falamos aqui em nosso blog sobre este assunto, leia aqui para aprender.

O inversor de energia solar trata-se de um aparelho que tem como função principal fazer a transformação da energia que é gerada pelo painel fotovoltaico, do tipo corrente contínua para corrente alternada.

Assim, ele tem como principal funcionalidade fazer a adaptação da energia que é gerada pelo painel para os padrões de funcionamento da rede elétrica, para que essa energia possa então chegar até os aparelhos eletrônicos e lâmpadas.

Sem a existência do inversor solar, seria impossível usar a energia gerada pelo painel, que não iria ser útil para alimentar o seu imóvel.

Além dessa função principal, o inversor serve para fazer o direcionamento do fluxo de energia no interior do sistema, e também para registrar qual é a quantidade de energia gerada pelo painel fotovoltaico.

Tudo isso deixa bastante claro como esse aparelho é muito importante dentro de um sistema de energia solar fotovoltaica e como sem ele o mesmo seria totalmente inútil.

Como funciona um inversor de energia solar?

Agora que você pôde ver o que é um inversor solar, é hora de entender como é que ele funciona.

Primeiramente, torna-se importante dizer que o inversor solar difere das placas ou painéis fotovoltaicos pelo fato de que ele não deve estar exposto à luz solar para que possa funcionar corretamente.

A aparência externa de um inversor solar é bastante simples, mas por dentro ele possui diversos componentes, além de chaves eletrônicas e até mesmo interruptores que definem o seu funcionamento.

O inversor pode enviar, através de um sinal Wi-Fi conectado, os dados da geração de energia do sistema, o que serve para que seja possível acompanhá-los por meio do seu smartphone ou computador.

Existem também modelos de inversores que têm um visor externo, a partir dos quais você pode estar fazendo o acompanhamento dos dados de forma direta no próprio equipamento.

O funcionamento dos inversores, de forma geral, é igual, mas há diferenças entre eles na forma como são instalados ou ainda como eles lidam com a energia gerada pelas placas.

Inversor de energia solar: Você sabe quais são os tipos?

Como dissemos anteriormente, existem muitas diferenças em termos de instalação e da forma de lidar com a energia entre os inversores solares.

A seguir, mostraremos a você aqueles dois tipos mais comuns de inversores de energia solar, para que seja possível ficar clara a diferença entre eles.

Inversor on grid ou grid-tie

O primeiro tipo de inversor de energia solar a ser visto aqui é o on-grid ou grid-tie, que é chamado também de inversor interativo.

Esse tipo de inversor pode interagir de forma direta com a rede de energia elétrica, funcionando a própria rede distribuidora como uma espécie de bateria.

Quando há pouca energia durante o período do dia ou mesmo durante a noite, o imóvel então é suprido com a energia da rede distribuidora, ou seja, não há armazenamento da energia excedente do sistema.

O inversor tem então um papel crucial, já que ele é o responsável por fazer a adaptação da energia que vem da rede elétrica, enviando-a então para o quadro geral.

A partir daí, a energia já adaptada será distribuída pelo imóvel, para que possa atendê-lo completamente.

Quando há geração de energia pelo sistema que seja maior que o consumo do imóvel, então o inversor tem o papel de injetar esse excedente na rede elétrica.

Esse “empréstimo” feito para a rede elétrica é pago pelas distribuidoras, de forma obrigatória, na forma de créditos que podem ser usados para compensar o valor da conta de energia.

O inversor on-grid possui uma função na qual ele se autodesliga durante o período da noite, quando não há produção de energia pelo painel.

Inversor off-grid

O outro tipo principal de inversor de energia existente é o off-grid, usado nos sistemas off-grid ou “fora da rede”.

Esses sistemas são aqueles instalados em locais que são muito isolados da rede distribuidora de energia, sendo que toda a energia do imóvel precisa ser produzida pelo próprio sistema.

Os sistemas off-grid então usam um banco de baterias, que serve para fazer o armazenamento da energia que é gerada durante o período do dia e que vai ser usada na noite, quando não tem geração de energia pelo painel.

Os inversores de energia solar off-grid têm como papel fazer a interação com o painel solar e com o banco de baterias do sistema.

Após feita a adaptação da energia que vem diretamente das placas, gerada por elas, o inversor tem então a função imediata de direcionar essa energia para fazer a alimentação das baterias.

No momento em que há a necessidade de consumo, o inversor então traz a energia, na quantidade desejada, diretamente das baterias.

Fora os inversores, que são muito importantes nos sistemas off-grid, há outro equipamento imprescindível que é o controlador de carga.

Ele serve para fazer o gerenciamento das cargas das baterias, de modo que evita que haja sobrecargas que podem até mesmo fazer o sistema parar de funcionar definitivamente.

Melhores inversores para energia solar em Barbacena

Chegou o momento de você saber quais os melhores inversores para energia solar em Barbacena.

Alguns dos melhores inversores do mercado são aqueles das marcas:

  • WEG
  • Renovigi
  • Fronius
  • APSystems
  • SolarEdge
  • Sungrow

Na Solig você encontrará os melhores inversores para energia solar, de modo a obter a melhor qualidade e segurança para o seu sistema. Faça um orçamento para instalação de energia solar sem compromisso.

Conclusão

Como você viu,é importante conhecer quais os melhores inversores para energia solar, o que lhe ajudará a comprar aquele com a maior qualidade.

Neste texto, mostramos a você algumas dicas importantes sobre esses equipamentos, bem sobre onde comprar os melhores.

Solig Logotipo Orçamentos

Preencha os dados abaixo para receber um orçamento e saber como economizar até 99% em sua conta de energia.

Escolha o campo de arquivo acima para nos enviar sua conta de energia (opcional)

Este site utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência. Ao clicar em "OK" e continuar navegando, você estará concordando com o seu uso.