O que é energia solar fotovoltaica! Orçamento sem compromisso

O que é energia solar fotovoltaica e como ter um orçamento em Barbacena

A Solig preparou um artigo simples e esclarecedor sobre o que é energia solar. Nesta página, você também poderá solicitar um orçamento para Barbacena e região

Saiba como economizar até 99% com a energia solar em Barbacena e região!

Somos a Solig! Uma empresa especializada em sistemas de geração de energia solar fotovoltaica.

Utilize o formulário para solicitar uma análise de viabilidade técnica sem compromisso.

Escolha o campo de arquivo acima para nos enviar sua conta de energia (opcional)

A energia solar fotovoltaica, por conta de todos os benefícios que ela proporciona para consumidores e para o meio ambiente, está cada vez mais em alta em todo o mundo e aqui no Brasil não é diferente.

Mas você saberia dizer o que é a energia solar?

Infelizmente, ainda há um grande número de pessoas que não entende sobre esse tipo de energia renovável, então nós, da Solig, resolvemos trazer esse artigo contendo tudo a respeito desse assunto.

Além disso, ainda iremos mostrar para você como ter um orçamento para energia solar em Barbacena.

Pronto para saber mais sobre esse tema tão importante? Então vamos lá!

O que é a energia solar fotovoltaica?

A energia solar trata-se de uma forma de energia alternativa que é renovável e sustentável, ou seja, ela não traz prejuízos ao meio ambiente.

Ela funciona a partir do sol como fonte energética, através do qual, por meio dos sistemas indicados, irá gerar energia elétrica.

A energia solar pode ser aproveitada e utilizada por diferentes meios, como via aquecimento solar e por meio da energia solar fotovoltaica.

A energia fotovoltaica é quando a luz solar é captada e transformada em energia elétrica, que poderá ser utilizada nos mais diversos locais, como em residências e em indústrias, por exemplo.

Quanto maior for o índice de radiação solar em um determinado local, sobre as placas solares, maior então será a quantidade de energia solar captada e de energia elétrica produzida.

A energia solar, portanto, serve para ser utilizada sob as mais distintas funcionalidades, sem que haja danos ao meio ambiente, sendo assim uma forma limpa de energia.

Captação da energia solar

Agora que você viu o que é a energia solar fotovoltaica, vamos mostrar como ocorre a captação dessa energia.

Para que a energia solar fotovoltaica, o tipo de energia alternativa que mais cresce em uso em todo o mundo, possa ser convertida em energia elétrica é preciso ter o sistema de energia fotovoltaica.

Esse sistema utiliza materiais que são semicondutores (como é o caso, por exemplo, do silício cristalino) para que seja possível fazer a conversão da energia solar em energia elétrica.

As células fotovoltaicas, que irão gerar energia elétrica para o local em que estão instaladas, devem estar montadas dentro de um painel solar, o que irá ajudar a proteger e vai dar maior durabilidade ao sistema como um todo.

O sistema solar fotovoltaico, portanto, é formado por esses componentes:

  • Painéis solares
  • Inversor solar
  • Cabeamentos
  • Conectores
  • Sistema de fixação das placas solares

A produção da energia elétrica nesses painéis se dá dessa determinada forma:

  • Os fótons atingem uma determinada célula solar, o que faz com que eles liberem os elétrons em excesso presentes nos átomos da camada negativa
  • Esses elétrons passam para a camada positiva, o que gera então um circuito elétrico
  • O caminho que os elétrons fazem, fluindo através desse circuito que foi criado, gera a eletricidade
  • Muitas células solares compõem um módulo fotovoltaico
  • Esses módulos são agrupados com o intuito de formar o painel solar
  • Quanto mais painéis solares você implantar na sua casa ou fábrica, por exemplo, maior será a quantidade de energia solar criada gerada

Conversão de energia elétrica

Os elétrons que vão circulando dentro desse circuito criado fazem com que os módulos fotovoltaicos produzam energia, como dito.

Essa energia que é produzida é do tipo corrente contínua (ou CC), mas a energia que utilizamos no nosso dia a dia chega como energia de corrente alternada (ou CA).

É por isso que é importante a presença do inversor solar, que será o responsável por transformar a energia CC gerada pelo painel fotovoltaico na energia CA.

O inversor solar, além da importância na conversão da energia CC em energia CA, ainda tem papel muito essencial para:

  • Gerar estatísticas a respeito do sistema (por exemplo, indicando a quantidade de energia produzida)
  • Fornecer proteção contra possíveis falhas elétricas

Apesar dessas funções que são essenciais, a maior importante delas que o inversor possui, após fazer a conversão da energia CC em CA, é fazer a troca da energia gerada pelo sistema com a rede de energia.

Troca da energia do sistema fotovoltaico com a rede de energia

O sistema fotovoltaico só produz energia durante o dia, afinal, ele necessita da radiação solar para gerar energia elétrica.

Assim, durante o período da noite esse sistema não produz energia ou a produz de forma insuficiente naqueles dias em que há pouca luminosidade.

Por isso que os sistemas fotovoltaicos necessitam estar conectados diretamente com a rede elétrica de energia local, para que o consumidor possa ter energia proveniente dela nesses momentos de pouca ou nenhuma radiação solar.

Quando o sistema de energia fotovoltaica está gerando mais energia do que está sendo consumido nesse local, então essa energia precisa ser enviada para algum local.

O inversor então tem um papel predominante para trocar essa energia do sistema fotovoltaico com a rede elétrica, de modo a injetar a energia excedente produzida na rede ou ainda utilizando a energia da rede em momentos de baixa produção do sistema.

Isso irá garantir a você poder utilizar a energia da rede elétrica da sua cidade sem precisar pagar por ela, já que a energia elétrica em excesso injetada na mesma rede vai gerar créditos a serem abatidos na sua conta de luz.

A economia na conta de energia elétrica, após a aquisição do sistema de energia solar fotovoltaica é de quase 95%!

Orçamento de energia solar fotovoltaica em Barbacena

Você está pensando em pedir um orçamento para energia solar em Barbacena?

Então pode contar conosco, da Solig, para fazermos esse orçamento que irá lhe ajudar a entender o quanto você precisará investir para ter um sistema de energia solar fotovoltaica.

Nós iremos, por meio da sua solicitação, criar um orçamento sem compromisso para você, para que seja possível, caso deseje, nos contatar para fazermos a instalação do seu sistema de energia solar.

Assim, peça hoje mesmo o seu orçamento para energia solar com a Solig!

Solig Logotipo Orçamentos

Preencha os dados abaixo para receber um orçamento e saber como economizar até 99% em sua conta de energia.

Escolha o campo de arquivo acima para nos enviar sua conta de energia (opcional)

Este site utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência. Ao clicar em "OK" e continuar navegando, você estará concordando com o seu uso.