Energia solar para irrigação: Vantagens e preços

Energia solar para irrigação

A instalação da energia solar para irrigação é muito mais sustentável para o meio ambiente, já que não faz uso de produtos tóxicos. Veja neste post, vantagens e preço.

Saiba como economizar até 99% com a energia solar em Barbacena e região!

Somos a Solig! Uma empresa especializada em sistemas de geração de energia solar fotovoltaica.

Utilize o formulário para solicitar uma análise de viabilidade técnica sem compromisso.

Escolha o campo de arquivo acima para nos enviar sua conta de energia (opcional)

Você sabe por que é válido adquirir um sistema de energia solar para irrigação?

Talvez poucas pessoas conheçam essa especificidade em termos de geração de energia solar, mas para quem mora na zona rural ela é importantíssima.

Dessa forma, gerando energia elétrica, através da energia solar, para a automação dos sistemas de irrigação os benefícios serão enormes para os produtores.

Esses benefícios são ainda maiores quando leva-se em consideração a questão dos locais onde não há a chegada da energia elétrica.

Por tudo isso, nós resolvemos trazer então esse artigo completo falando sobre a energia solar para irrigação em termos de vantagens e preços.

Continue acompanhando o texto até o final para saber tudo sobre o assunto!

Solicite um orçamento sem compromisso para instalação do seu sistema de geração de energia solar rural com a Solig.

Energia solar fotovoltaica para irrigação: Saiba como funciona

A primeira coisa que precisamos mostrar aqui é sobre como funciona a energia solar fotovoltaica para irrigação.

A energia solar utilizada no campo ou na zona rural é uma alternativa excelente porque ajuda na redução dos gastos, além de uma opção bastante sustentável e que não exige uma alta manutenção.

Aqueles agricultores ou produtores que vivem em locais sem energia elétrica e que necessitam estar fazendo a irrigação de pequenas lavouras podem contar com um sistema de irrigação por gotejamento que funcione a partir da energia solar fotovoltaica.

O Brasil é um dos países campeões na produção de grãos em todo o mundo, tendo um solo extremamente fértil e com um clima bastante favorável, a agricultura é muito importante, mas às vezes a falta de energia é um empecilho.

Assim, a eletricidade, que serve para diversas finalidades, como a irrigação, precisa chegar de uma forma menos custosa e mais sustentável, e por meio de um sistema de energia solar é a melhor opção.

Isso acontece pela falta de uma rede elétrica distribuidora, que não atende a zona rural, onde existem fazendas com um potencial enorme para a lavoura.

Ao optar pela energia fotovoltaica, você consegue fazer o acionamento de bombas e de filtros de água, excelentes para diferentes tipos de irrigação, ainda mais as do tipo gotejamento e aspersão.

Cada vez mais a energia solar, dentro da agricultura, tem alcançado resultados que a fazem ser muito importante para, além do potencial econômico, ainda ajudar a preservar o meio ambiente.

E como funciona a energia solar rural?

Por meio da irrigação é possível que as plantações desenvolvam-se mesmo estando fora do ambiente original delas, crescendo sem que haja a dependência apenas da água proveniente das chuvas.

O objetivo de um sistema de irrigação é sempre proporcionar às plantas que elas estejam muito bem drenadas, tendo a quantidade de água que é correta, o que ajuda a garantir uma qualidade bem maior aos alimentos.

Algumas plantações reutilizam até a água da chuva, mas a maioria delas faz uso das águas vindas das chuvas para que seja possível fazer a rega das plantas e das pastagens.

Alguns dos tipos de irrigação existentes são:

  • Irrigação por gotejamento
  • Irrigação por aspersão
  • Irrigação por microaspersão

Para que esses sistemas possam funcionar é necessário haver energia elétrica, que é produzida através de um equipamento de captação de energia solar.

A energia produzida pelo sistema de energia solar fotovoltaica é então usada diretamente, durante o dia, no trabalho de irrigação das lavouras e o excedente é armazenado em baterias para o momento em que não há produção de energia.

A instalação da energia solar rural para utilização do sistema de irrigação é muito mais sustentável para o meio ambiente, já que não faz uso de produtos tóxicos.

Quais as vantagens da energia solar para irrigação?

Você pôde ver como a energia solar é benéfica para locais onde não há energia elétrica e onde há produção de lavouras, para que o sistema de irrigação possa funcionar, por exemplo.

Mas você saberia dizer quais são as principais vantagens da energia solar para irrigação?

A lista a seguir irá mostrá-la:

  • Alta eficiência dos sistemas de energia solar fotovoltaicos
  • Baixo custo com a manutenção do sistema
  • Alta resistência dos sistemas de energia solar
  • Alta sustentabilidade e fonte de energia limpa, o que ajuda a reduzir a poluição na atmosfera
  • Redução total dos custos para um produtor rural (mais econômico do que os geradores a diesel)
  • Longa vida útil do painel solar, que gera energia por até 25 anos

Com todas essas vantagens mostradas aqui, fica muito mais claro que optar pela compra de um sistema de energia solar para irrigação é uma das melhores decisões que você pode vir a tomar.

Preço para instalar a energia solar para irrigação

Após ver as vantagens, a próxima dúvida a ser retirada é a respeito de qual é o preço para instalar a energia solar para irrigação.

Afinal, a questão dos custos sempre é algo que tira o sono de muitas pessoas, que pensam em quanto precisarão investir para ter um sistema desse tipo.

Primeiramente, é importante entender que não há um preço único para todo sistema de irrigação, já que o projeto precisa ser dimensionado de acordo com as necessidades exclusivas de cada produtor.

Por isso mesmo é importante contatar uma empresa de energia solar para que ela possa realizar um orçamento geral.

A partir da análise, ela poderá entender quanto de energia a ser produzida a sua propriedade precisa para fazer, por exemplo, uma irrigação por gotejamento e então, com essa informação, saberá qual a necessidade do seu sistema.

Essas informações ajudarão a empresa a entender o tamanho do sistema, quanto de potência o painel poderá gerar e muito mais, de modo que tudo atenda ao que a sua propriedade rural necessita.

Já postamos aqui no blog, um artigo mais completo sobre o preço para instalar energia solar rural. Caso queira saber mais, leia aqui.

Conclusão

Como você viu,é importante entender mais sobre energia solar para irrigação, já que essa é uma alternativa bem mais barata e também mais sustentável para o meio ambiente.

Neste texto, mostramos a você diversas informações importantes sobre o sistema de energia solar para propriedades rurais, como as vantagens que ele proporciona e a respeito do valor a ser investido.

Solig Logotipo Orçamentos

Preencha os dados abaixo para receber um orçamento e saber como economizar até 99% em sua conta de energia.

Escolha o campo de arquivo acima para nos enviar sua conta de energia (opcional)

Este site utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência. Ao clicar em "OK" e continuar navegando, você estará concordando com o seu uso.