Energia Solar ou Energia eólica, qual a melhor opção?

Energia Solar ou Energia eólica qual a melhor opção-

A energia solar, vale muito mais apena que a eólica, não importa se você pretende instalá-la em sua residência ou na sua empresa. Veja neste post o porquê.

Saiba como economizar até 99% com a energia solar em Barbacena e região!

Somos a Solig! Uma empresa especializada em sistemas de geração de energia solar fotovoltaica.

Utilize o formulário para solicitar uma análise de viabilidade técnica sem compromisso.

Escolha o campo de arquivo acima para nos enviar sua conta de energia (opcional)

Uma dúvida muito comum quando o assunto é energia renovável é: qual melhor opção entre energia solar fotovoltaica e eólica?

A maior parte das pessoas já ouviu falar a respeito dos dois tipos, e apesar de entenderem que ambas trazem benefícios, não sabem qual delas escolher para usar em suas residências ou indústrias.

Pensando nisso, esse artigo tem o intuito de mostrar tudo o que há de mais importante a respeito desse assunto.

Não deixe de acompanhar esse texto até o final para saber qual melhor opção entre energia solar e eólica, para facilitar sua decisão.

O que é energia eólica?

Primeiramente, vamos falar sobre o que é a energia eólica, pois ainda há muitas pessoas que sabem pouco a respeito dela.

A energia eólica é aquela que vem diretamente do vento, ou seja, que é produzido por meio do aquecimento das camadas de ar, que levam a um gradiente de pressão existentes nas massas de ar.

A turbina eólica, que é girada pelo vento por meio de rotação das suas pás, transforma então a energia cinética em energia mecânica.

Através de um gerador, a energia mecânica é então transformada em energia elétrica, e a quantidade gerada vai depender bastante de fatores como a densidade do ar, da velocidade do vento e também da área que a rotação das pás das turbinas cobre.

O funcionamento da energia eólica: Entendo a turbina

Para compreender mais sobre a energia eólica, trouxemos aqui pontos importantes sobre a turbina eólica, que gera eletricidade.

Como já mencionado anteriormente, a energia eólica é aquela gerada por meio da força dos ventos, que faz com que as hélices da turbina sejam movidas.

Essas hélices então giram um eixo e ligam-se então a um gerador, que é formado por dois grandes imãs.

Tudo isso vai permitir que a energia elétrica seja produzida e, então, enviada para uma estação onde vai ser armazenada em sistema off-grid, ou ainda será distribuída através da rede pública de energia, por meio de sistemas on-grid.

A turbina eólica, responsável principalmente, juntamente com a força dos ventos, pela geração da energia eólica é composta pelos seguintes equipamentos:

  • Anemômetro: ele é responsável pela mensuraçãoda intensidade e da velocidade do vento. Ela precisa funcionar sempre a cada dez minutos
  • Biruta: trata-se do sensor de direção que faz indicação de para onde é que o vento vai o vento. É necessário que a direção do vento permaneça perpendicular com à torre, para que assim possa haver um maior aproveitamento dele
  • Caixa de multiplicação: esse é o equipamento responsável pela propagação da energia mecânica, indo ela do eixo do rotor em direção ao eixo do gerador
  • Gerador: esse é o item mais importante e fundamental para que haja a conversão da energia mecânica, que vem do eixo, para energia elétrica
  • Mecanismos de controle: esses mecanismos servem para fazer a adequação entre a potência nominal e a velocidade do vento, pois existe uma variação de frequência dentro de períodos específicos
  • Nacele: é um compartimento que fica localizado na parte mais alta da torre, sendo composta por diferentes itens que ajudam a manter o sistema em funcionamento. Esses itens são os freios, os mancais, a caixa multiplicadora, a embreagem, o controle eletrônico e o sistema hidráulico
  • Pás: são elas que realizam a captação do vento, e então transferem a potência delas para o centro do motor
  • Rotor: é a peça que fica conectada ao eixo que é responsável pela transferênciada rotação das pás até o gerador
  • Torre: é aquela parte responsável por sustentar o rotor e nacele, para que elas fiquem na na altura certa para que o sistema funcione adequadamente

O que é Energia Solar?

A energia solar é um tipo de energia sustentável que tem como fonte, natural e renovável, energética a luz solar, que é transformada então em energia elétrica.

Cada vez mais a energia solar fotovoltaica vai sendo difundida, mas ela ainda não tem um alcance tão grande de conhecimento, o que é preciso ser mudado.

A energia elétrica é gerada através da energia solar por meio de um sistema fotovoltaico, formado por componentes como os painéis solares e o inversor solar.

Clique aqui para aprender como funciona a captação da energia solar no Brasil.

A produção da energia elétrica por meio dos painéis do sistema fotovoltaico acontece em corrente contínua, sendo necessária a atuação do inversor solar para transformá-la em corrente alternada.

É esse tipo de energia que é usada nas residências e indústrias pelos aparelhos elétricos e pelas lâmpadas.

O uso da energia solar traz diversos benefícios, como é o caso da redução do valor da conta de luz em até 95%, o que é uma vantagem enorme para qualquer residência ou empresa, não há dúvidas.

Veja as 7 principais vantagens e desvantagens da energia solar.

Qual é melhor opção: energia solar ou eólica?

Apesar de serem duas ótimas alternativas de energia sustentável, é preciso mostrar qual melhor opção entre energia solar e eólica.

A energia solar, sem nenhuma dúvida, ainda é a melhor opção atualmente, possuindo diversas vantagens que justificam a escolher dela, como:

  • Não tem impacto sonoro
  • É inesgotável
  • Tem um custo baixíssimo, quando considerada a vida útil do sistema
  • Não polui
  • Tem baixo impacto visual
  • Faz com que o imóvel seja valorizado

Por tudo isso, fica bem claro que entre as duas opções, aquela que vale mais a pena é a energia solar, não importa se você pretende instalá-la em sua residência ou na sua empresa.

Solicite aqui um orçamento para instalação de energia solar fotovoltaica, sem compromisso.

Conclusão

Como você viu,a maior parte das pessoas possui muitas dúvidas a respeito de qual melhor opção entre energia solar e eólica, por isso que é tão importante que seja mostrado tudo a respeito dos dois tipos.

Neste texto, nós mostramos a você o que é cada um desses tipos de energia e ficou muito claro que, por tudo o que foi comparado, a energia solar é a melhor opção de energia sustentável e renovável para se adquirir.

Isso porque ela é muito mais vantajosa em diversos aspectos, inclusive o custo de aquisição e o tempo de vida útil.

Solig Logotipo Orçamentos

Preencha os dados abaixo para receber um orçamento e saber como economizar até 99% em sua conta de energia.

Escolha o campo de arquivo acima para nos enviar sua conta de energia (opcional)

Este site utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência. Ao clicar em "OK" e continuar navegando, você estará concordando com o seu uso.