Como funciona a energia solar quando falta energia elétrica?

Energia Solar quando falta luz

O que acontece com a energia solar quando falta luz elétrica? Em alguns casos a energia permanece em outros não, depende da instalação. Veja todas as informações neste artigo.

Saiba como economizar até 99% com a energia solar em Barbacena e região!

Somos a Solig! Uma empresa especializada em sistemas de geração de energia solar fotovoltaica.

Utilize o formulário para solicitar uma análise de viabilidade técnica sem compromisso.

Escolha o campo de arquivo acima para nos enviar sua conta de energia (opcional)

Se há uma dúvida comum a respeito do uso dos sistemas de energia fotovoltaica é: como é que funciona a energia solar quando falta luz elétrica?

Você já parou para pensar nisso? Será que um gerador de energia solar para de funcionar quando não há mais energia vinda da eletricidade?

O questionamento é mais do que normal, pois apesar de cada vez mais popular no país, é um fato que a energia solar ainda gera muitas dúvidas para a maior parte das pessoas.

O nosso objetivo, com esse artigo, é mostrar qual é a resposta para esse questionamento que muitas pessoas fazem e que não sabem o que acontece.

Dessa forma, se você quer saber mesmo como funciona a energia solar fotovoltaica quando falta luz elétrica, não deixe de acompanhar esse texto até o final!

A energia solar quando não há luz: Como funciona?

Primeiramente, é preciso deixar bem claro que não há uma única resposta para essa pergunta, pois a forma como o gerador de energia responde na falta de luz elétrica dependerá muito de qual é o tipo de instalação que é realizada.

No caso dos sistemas on-grid, ou conectados à rede, o funcionamento deles para totalmente, tanto por questões de segurança quanto de regulamentação.

Isso significa que quando não há energia elétrica, esse tipo de sistema não funciona e é desligado, ou simplesmente cessa o seu funcionamento.

Já no caso dos sistemas off-grid ou os sistemas isolados, e também quanto aos sistemas híbridos, eles continuam funcionando através da carga de baterias existentes para suprir o imóvel em questão.

Para mostrar mais sobre o assunto, a seguir nós iremos falar de cada um dos tipos de sistemas de energia solar.

Sistema de energia solar on-grid

O primeiro sistema a ser visto aqui é o on-grid, ou na rede em português, que é aquele tipo conectado à rede distribuidora de energia.

O excedente de energia que é gerado nesse tipo de sistema é injetado diretamente na rede distribuidora e então é transformado em créditos de energia para o titular do sistema.

Durante o período da noite, o sistema entra de forma automática no modo stand-by, e então o imóvel volta a depender da energia vinda da rede pública de eletricidade.

Os créditos recebidos pela injeção da energia produzida em excesso podem ser usados para abater a conta de luz mensal, o que ajuda na economia.

O fato de o imóvel necessitar voltar a usar a energia da rede elétrica é visto como uma das principais desvantagens do sistema fotovoltaico off-grid.

Postamos aqui no blog, um artigo sobre as principais vantagens e desvantagens da energia solar, clique aqui e leia.

Isso porque um gerador de energia solar on-grid deve interromper o seu funcionamento de forma automática quando não há energia na rede distribuidora.

Ele poderá voltar a funcionar normalmente apenas quando o serviço da rede distribuidora de energia elétrica for restabelecido completamente.

Esse fato ocorre de uma medida de segurança que é exigida de acordo com as regras da ANEEL, tendo como intuito preservar a total segurança dos técnicos que são responsáveis por fazer os reparos na rede de energia.

Caso o sistema de energia solar continuasse gerando energia elétrica e injetando-o na rede elétrica, isso poderá colocar em risco a vida dos técnicos.

A precaução é, portanto, muito válida e realmente necessária, mas isso acaba também fazendo com que haja uma interrupção no funcionamento do sistema de energia solar, mesmo que momentânea.

O imóvel então ficará sem nenhum tipo de energia até que tudo possa então ser reestabelecido.

Sistema de energia solar off-grid

Por outro lado, existem os sistemas de energia off-grid, ou seja, que não estão conectados à rede distribuidora de energia.

Esses sistemas são instalados em locais mais remotos, onde realmente não existe o acesso à nenhuma rede de energia, então a única fonte de energia é aquela proveniente do sistema de energia solar instalado.

No período da noite, quando não há luz solar, o painel não gera energia e é por isso mesmo que o sistema off-grid necessita ter um banco de baterias.

Ele será o responsável por armazenar a carga de energia que seja necessária para suprir o imóvel nos períodos em que não há geração de energia elétrica (a noite, como dito anteriormente, ou durante dias muito nublados).

Esses sistemas off-grid ou isolados necessitam ser muito bem dimensionados, de modo que quando não haja mais luz à noite, as baterias ainda possam estar atendendo às necessidades do imóvel, para não deixá-lo sem nenhuma energia.

Um benefício deles é porque pela falta de energia elétrica, sem ligação com uma rede distribuidora, esses sistemas funcionarão enquanto houver luz solar suficiente para gerar energia.

Aprenda a como calcular o consumo para instalar energia solar. Pois, como dissemos, tal calculo será muito importante para a geração suficiente de energia, principalmente neste caso, onde não será associada a companhia de energia elétrica.

Sistema de energia solar híbrido

Por último, temos o sistema de energia solar híbrido, que é aquele que combina tanto uma instalação que é conectada à rede quanto um gerador que é isolado.

Assim, ele funciona tanto de forma conjunta com uma rede elétrica quanto com uma bateria solar, simultaneamente.

Nesses casos, a bateria tem o papel de funcionar como sendo um sistema de backup, ou seja, se houver a queda de luz na rede distribuidora, em que o sistema de energia solar para, ainda existirá energia para o imóvel.

Com um gerador de energia solar do tipo híbrido, portanto, você nunca ficará sem energia até que a distribuidora tenha conseguido reparar os problemas e restabelecer os serviços.

É por isso mesmo que esse tipo de sistema de energia solar está cada vez mais em alta, por trazer uma independência muito maior para o consumidor e o seu imóvel.

Gostaria de saber qual o melhor sistema para sua necessidade? Solicite um orçamento para instalação energia solar à Solig.

Conclusão

Como você viu,é importante entender como funciona a energia solar quando falta luz elétrica, para escolher um modelo que impeça que o seu imóvel fique totalmente no escuro até que a luz volte na rede distribuidora.

Neste texto, mostramos como o sistema on-grid tem a desvantagem dessa falta de energia na rede distribuidora, bem como o sistema off-grid e o sistema híbrido são imunes a esse problema por possuírem baterias.

Solig Logotipo Orçamentos

Preencha os dados abaixo para receber um orçamento e saber como economizar até 99% em sua conta de energia.

Escolha o campo de arquivo acima para nos enviar sua conta de energia (opcional)

Este site utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência. Ao clicar em "OK" e continuar navegando, você estará concordando com o seu uso.