Como funciona a energia solar fotovoltaica residencial?

Como funciona a energia solar fotovoltaica residencial

A energia solar residencial é cada vez mais utilizada em todo o país, devido a todos os benefícios proporcionados por ela. Veja neste post, como funciona a energia solar fotovoltaica em residências.

Saiba como economizar até 99% com a energia solar em Barbacena e região!

Somos a Solig! Uma empresa especializada em sistemas de geração de energia solar fotovoltaica.

Utilize o formulário para solicitar uma análise de viabilidade técnica sem compromisso.

Escolha o campo de arquivo acima para nos enviar sua conta de energia (opcional)

A instalação de energia solar residencial é cada vez mais utilizada em todo o país, principalmente por conta de todos os benefícios proporcionados por ela.

Afinal, é possível conseguir economizar até 95% com a conta de luz, algo que todos desejam, ainda mais quando esse é um custo alto mensal.

Mas como é que funciona a energia solar fotovoltaica residencial?

Isso é o que nós, da Solig, iremos mostrar para você, a partir de agora, nesse artigo completo sobre o tema.

Vamos lá!

Energia solar residencial: O que é?

A energia solar residencial é quando se faz a instalação de sistemas de captação de energia solar, com placas solares, em uma residência, com o objetivo de alcançar uma maior autonomia energética da rede pública de energia.

O objetivo final, claro, é conseguir alcançar economia de energia, sendo possível reduzir em até 95% o valor da conta de luz.

Esse tipo de energia solar já não é mais apenas um sonho, mas sim uma realidade para milhares de pessoas que querem começar a produzir a própria energia, de forma limpa e renovável, fazendo uso de painéis solares.

A maior diferença entre esse tipo de aplicação da energia solar fotovoltaica e aquela implementada em indústrias/empresas e comércio é a potência quanto à geração de energia.

No caso de indústrias e comércios, a necessidade energética é bem maior, e por conta disso é que elas têm um sistema que é muito mais potente para gerar energia.

Descubra em outro post aqui do blog, quanto custa instalar energia solar em uma residência.

Quais são os tipos de energia residencial existentes?

Ao instalar um sistema de energia solar fotovoltaica na sua residência, você poderá economizar muito no valor da conta de luz, como dito, é possível reduzir em até 95% do valor mensal anteriormente pago.

Essa tecnologia, devido a essa vantagem principal, tem conquistado muitos novos adeptos, que resolvem implementar um sistema em suas casas para economizar energia, e esse número só cresce ano após ano.

Por mais que algumas pessoas acreditem que aderir a geração própria de energia solar é algo difícil, a verdade é bem diferente, sendo algo descomplicado e fácil.

Entretanto, é muito importante conhecer quais são os tipos de energia solar residencial disponíveis para tornar mais fácil a escolha a ser realizada para sua casa.

São três os sistemas principais de energia solar fotovoltaica residencial: on-grid, off-grid e o sistema híbrido.

Sistema on-grid

O sistema on-grid é o mais popular de todos, possuindo uma conexão direta com a rede pública de eletricidade.

O excedente de energia produzido pelo seu sistema de energia fotovoltaico é então enviado para essa rede distribuidora, com o proprietário do imóvel, no caso você, ganhando créditos para reduzir o valor a ser pago na conta de luz.

Caso a geração de energia durante o dia não seja suficiente para as necessidades da sua casa ou ainda durante o período da noite, quando não há energia sendo gerada, a rede distribuidora de energia fornece então o que você necessita.

Sistema off-grid

Já o sistema off-grid trata-se de um sistema que é autônomo, sem haver nenhuma ligação entre ele e a rede distribuidora de energia elétrica.

Esse tipo de sistema de energia solar residencial é usado em locais que são remotos, onde não existe uma cobertura pública de uma rede de eletricidade.

Assim, o sistema irá gerar toda a energia a ser usada pela residência e o excedente é armazenado em baterias, de modo a garantir que a sua casa terá a alimentação energética no período da noite ou em dias com pouco sol.

Sistema híbrido

Por último, existem os chamados sistemas híbridos, que são aqueles que têm como características estarem conectados diretamente à rede de energia elétrica, ao mesmo tempo que podem armazenar a energia excedente nas baterias.

Portanto, um sistema híbrido é aquele que possui características duplas do sistema on-grid e do sistema off-grid.

Eles proporcionam uma maior independência para você, podendo então fornecer energia ainda que durante o período da noite.

Com esse tipo de sistema híbrido, também é possível conseguir reduzir o valor da conta de luz, já que você irá usar muito menos a energia elétrica na sua residência.

Quais são os equipamentos necessários para se gerar energia solar residencial?

Para que você possa começar a gera energia solar residencial, é preciso adquirir os equipamentos que compõem um sistema fotovoltaico, no caso o padrão.

Os equipamentos necessários fazem parte de um kit de energia solar residencial, composto por:

  • Painéis fotovoltaicos (ou placas solares)
  • Inversor solar
  • Cabos e conectores específicos para energia fotovoltaica (esses cabos e conectores devem aguentar as intempéries por 25 anos);
  • A estrutura de fixação
  • Outros materiais elétricos

Na prática, é preciso comprar kit para energia solar de forma completa, ao invés de tentar fazer um projeto de energia solar residencial único, o que vai acabar saindo muito mais caro.

Além disso, ainda é preciso ressaltar que são apenas os engenheiros e os eletrotécnicos que podem fazer o registro legal do seu sistema residencial para a distribuidora de energia, garantindo que você vai receber seus créditos energéticos.

Vantagens da energia solar residencial

Agora é hora de ver quais são as vantagens de se utilizar a energia solar residencial, o que faz com que mais e mais pessoas estejam buscando por esse tipo de sistema de geração de energia.

As vantagens principais são:

  • Redução no valor da conta de luz de até 95%
  • É um tipo de energia solar sustentável, não afetando o meio ambiente
  • É um tipo de energia solar silenciosa, não fazendo barulho
  • A instalação é bastante rápida
  • O sistema de energia solar ajuda a valorizar o imóvel

Gostaria de instalar esse sistema em sua casa? Entre em contato com a gente, e solicite um orçamento para instalação de energia solar residencia, sem compromisso.

Conclusão

Como você viu,a energia solar fotovoltaica residencial é algo extremamente benéfico sob diversos aspectos, e cada vez mais pessoas percebem as vantagens proporcionadas por ele, passando a desejar adquirir um sistema de geração desse tipo de energia.

Neste texto, nós mostramos a você exatamente como é que funciona a energia solar residencial, levando-se em consideração os tipos existentes e os equipamentos que compõem um sistema.

Solig Logotipo Orçamentos

Preencha os dados abaixo para receber um orçamento e saber como economizar até 99% em sua conta de energia.

Escolha o campo de arquivo acima para nos enviar sua conta de energia (opcional)

Este site utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência. Ao clicar em "OK" e continuar navegando, você estará concordando com o seu uso.