Como funciona a captação da energia solar no Brasil?

Como funciona a captação da energia solar no Brasil

Pelos benefícios ambientais e econômicos da energia solar, cada vez mais seu crescimento é impulsionado. Veja neste post como funciona a captação da energia solar no Brasil.

Saiba como economizar até 99% com a energia solar em Barbacena e região!

Somos a Solig! Uma empresa especializada em sistemas de geração de energia solar fotovoltaica.

Utilize o formulário para solicitar uma análise de viabilidade técnica sem compromisso.

Escolha o campo de arquivo acima para nos enviar sua conta de energia (opcional)

As dúvidas sobre como funciona a captação da energia solar no Brasil só aumentam, já que esse tipo de energia renovável só cresce no país.

Por todos os benefícios da energia solar, em termos ambientais e econômicos, que ela proporciona, o crescimento da energia solar em território brasileiro só é impulsionado.

Mas como é feita a captação dessa energia solar por aqui? O que é preciso fazer para que a energia solar no Brasil possa estar sendo transformada e utilizada nos imóveis?

Isso tudo nós iremos mostrar para você, a partir de agora, nesse artigo completo sobre o tema.

Acompanhe!

Como funciona a captação da energia solar

Saber como funciona a captação da energia solar é uma das maiores dúvidas que as pessoas possuem sobre esse tipo de equipamento.

Antes de qualquer coisa, veja como é composto um painel de energia solar fotovoltaica, que faz a captação dessa energia solar.

O painel solar é composto por uma moldura feita de alumínio, um vidro do tipo especial, um backsheet (que é um fundo protetor), uma caixa de junção e ainda duas camadas de película encapsulante EVA.

A quantidade de células solares ou fotovoltaicas irá depender do tamanho do painel, bem como irá interferir diretamente na quantidade de corrente contínua que ele pode vir a produzir.

Inclusive, já postamos aqui no blog um artigo sobre como calcular a quantidade de painéis para seu sistema fotovoltaico, clique aqui para ler e aprender.

É possível que um sistema para captar energia solar fotovoltaica venha a ter diferentes painéis solares fotovoltaicos montados nele, o que faz com que várias potências com diferentes tensões sejam usadas.

As células fotovoltaicas, que formam o painel, possuem pelo menos duas camadas de materiais que são semicondutores, sendo um deles com uma carga positiva e outro com uma carga negativa.

Esses materiais semicondutores têm propriedades que permitem a eles estarem absorvendo fótons e ainda liberando elétrons.

Isso acontece quando a camada de carga negativa da célula absorve fótons em quantidades suficientes e libera então elétrons, que migram até a camada positiva.

É essa diferença de potencial criada entre a camada negativa e a positiva que ocorre nas células de um painel.

E como então acontece a captação da energia solar?

Mais simples do que você pode imaginar: o painel solar fotovoltaico reage quando recebe a luz solar, produzindo então a energia elétrica ou energia fotovoltaica.

A produção acontece devido a presença de um inversor faz a conversão da energia da luz solar que é coletada, nas placas fotovoltaicos, em energia elétrica, podendo ela então ser utilizada em um imóvel, seja qual for a sua função.

Como se faz a captação da energia solar no Brasil

Agora que você teve uma noção geral do funcionamento de um painel solar para captar luz do sol e converter em energia solar, o próximo passo é saber como chegar até esse ponto.

A primeira coisa que precisa ser considerada é que para que você tenha um sistema de energia solar fotovoltaica em seu imóvel, podendo instalá-lo, é preciso fazer um planejamento.

Esse planejamento irá lhe permitir que o sistema possa vir a ser instalado e que possa funcionar para gerar a energia com o potencial necessário.

Além da empresa fazer um estudo do local e das condições de instalação, o projeto também precisa ser aprovado pela concessionária de energia da cidade ou estado.

Há algumas exigências, do ponto de vista burocrático, que também necessitam ser autorizadas, para assim tudo estar dentro da lei e bem projetado tecnicamente.

Feito isso, o próximo passo é realizar a instalação do sistema para que possa haver a captação de energia solar.

O sistema deverá ser instalado logo após todas as aprovações do projeto, e o serviço deve seguir as especificações dele.

Os painéis fotovoltaicos devem sempre estar bem posicionados para que eles possam receber o máximo da radiação do sol todo dia, o que irá ajudar na captação e na produção de energia fotovoltaica.

Os raios solares então vão incidir sobre as placas, sendo captados por elas, o que irá causar a reação que mostramos anteriormente e que acaba por gerar a energia elétrica, que então é distribuída por todo o sistema.

A energia elétrica que é produzida não está pronta para ser utilizada pelo sistema elétrico de um imóvel, sendo necessário que ela seja enviada dos painéis para o inversor solar.

O inversor é responsável, então, por converter a energia em corrente alternada, que é utilizada comumente para que os aparelhos eletrônicos do local possam vir a funcionar.

Sem um inversor, torna-se impossível que um sistema de captação de energia solar possa vir a suprir a energia elétrica necessária em um imóvel.

Captação da energia solar no Brasil: Benefícios

Depois de ver tudo sobre como funciona a captação da energia solar no Brasil, vamos mostrar alguns benefícios que deixam claro o porquê de ser importante ter um sistema desse tipo no seu imóvel.

Entre os benefícios, podem ser citados:

  • A energia solar é totalmente renovável
  • Ela não faz nenhum ruído
  • Ela é limpa, não poluindo o meio ambiente
  • É possível reduzir o valor da conta de luz em até 95%
  • É um tipo de energia infinita
  • É muito fácil instalar o sistema de energia solar
  • O sistema de energia solar possui baixo custo, ainda mais quando se considera a vida útil dele.
  • A vida útil desse sistema é de 25 anos, em média
  • A necessidade de manutenção desse sistema é bem baixo, o que faz com que os custos com ele sejam reduzidos
  • É possível usá-lo nas áreas mais remotas, nas quais não existe rede distribuidora de energia

Em um dos nossos últimos posts aqui no blog, falamos um pouco mais sobre os benefícios e desvantagens da energia solar, após ler este, aprenda aqui.

Tudo isso apenas deixa claro como vale a pena comprar hoje um sistema de energia solar para que seja possível captá-la. Peça hoje mesmo o seu orçamento para energia solar com a Solig!

Conclusão

Como você viu,saber como funciona a captação da energia solar no Brasil é muito importante, ainda mais porque a maior parte das pessoas não faz ideia de como é todo esse processo.

Neste texto, mostramos a você exatamente como se dá o funcionamento desse tipo de energia, que capta a luz solar e a transforma em energia elétrica de corrente alternada para suprir a demanda de um imóvel.

Solig Logotipo Orçamentos

Preencha os dados abaixo para receber um orçamento e saber como economizar até 99% em sua conta de energia.

Escolha o campo de arquivo acima para nos enviar sua conta de energia (opcional)

Este site utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência. Ao clicar em "OK" e continuar navegando, você estará concordando com o seu uso.