Como calcular o consumo para instalar energia solar fotovoltaica?

Como calcular o consumo de energia solar fotovoltaica

Aprenda neste post como calcular o consumo de energia, para garantir que você tenha maior segurança e conforto ao usar a energia produzida pelo seu sistema fotovoltaico.

Saiba como economizar até 99% com a energia solar em Barbacena e região!

Somos a Solig! Uma empresa especializada em sistemas de geração de energia solar fotovoltaica.

Utilize o formulário para solicitar uma análise de viabilidade técnica sem compromisso.

Escolha o campo de arquivo acima para nos enviar sua conta de energia (opcional)

A instalação da energia solar rural, comercial e residencial, cresce cada vez mais. E uma das maiores dúvidas de quem quer instalar a energia solar é saber como calcular o consumo para instalar energia solar fotovoltaica.

Para que esse cálculo possa ser realizado de forma eficaz é preciso levar em consideração diversas variáveis, como o número de horas e de dias em que o equipamento será usado e qual a potência dele, por exemplo.

Como esse é um assunto importante, para assim garantir que você tenha uma maior segurança e conforto ao usar a sua energia produzida pelo seu sistema, resolvemos trazer esse artigo falando sobre ele.

Por exemplo, se você não fizer a soma ou o cálculo da quantidade de consumo de energia da forma certa, então há grandes chances de acabar comprando uma quantidade de painéis que gere energia insuficiente.

Há casos também em que você pode acabar comprando um equipamento que gere muito mais energia do que é necessário, o que poderia ter sido um investimento menor se o cálculo tivesse sido feito.

Se você realmente quer aprender tudo sobre como calcular a energia solar, então não deixe de acompanhar esse texto até o final!

Ou se preferir, nós da Solig calculamos para você. Solicite orçamento para energia solar fotovoltaica sem compromisso!

O cálculo da energia solar

A energia solar é calculada de acordo com o seu consumo, o que vai de encontro ao que acontece com a energia elétrica convencional.

Por isso mesmo é que para se saber qual é a demanda de um determinado local, deve-se levar em consideração diversos fatores, como:

  • Qual é a potência (em Watts) do equipamento de energia solar?
  • Qual é o número de horas e/ou de dias em que o equipamento vai ser usado?
  • Qual vai ser o equipamento utilizado por você no seu imóvel?
  • Qual em o consumo do equipamento em Ah (I=P/V)?
  • Qual é a tensão (calculada em Volts) do equipamento?

Tudo isso precisa ser considerado no momento de fazer o cálculo do consumo de energia solar fotovoltaica.

Sem esses fatores base, você pode acabar calculando de qualquer forma, o que acarretará em um resultado catastrófico, ainda mais se a demanda for muito maior do que é gerado.

Dimensionamento de um sistema solar off-grid: Saiba como fazer

O consumo de energia, em um sistema de energia solar fotovoltaico, não é calculado em Wh, mas sim em Ah, por conta da forma como é especificada a capacidade das baterias.

A corrente de cada um dos módulos solares é dada na forma de Amper por dia, indicando assim a capacidade de corrente máxima de cada um deles por dia (levando em consideração as horas de insolação com condições perfeitas).

Quando você sabe quanto é que os módulos geram de energia, o próximo passo é saber qual é o consumo dos equipamentos que vão ser usados (é importante ressaltar que o uso dos equipamentos deve ser em 12 Vcc).

A fórmula para fazer esse cálculo é I = P/U.

Nessa fórmula, as letras indicam:

  • I é corrente, medida em Ampér
  • P é potência, medida em Watts
  • U é tensão, medida em Volts

Levando em consideração que a energia gerada pelos painéis de energia solar fotovoltaica segue o padrão de 12 V, então a tensão (que é V) é de 12VCC.

A fórmula, com esse número, fica então I = P/12.

O próximo passo é saber qual é o consumo médio de cada um dos equipamentos que vai ser medido, tendo em conta os principais.

Uma pequena lista deles mostra o seguinte:

  • Um Microcomputador 110V mais Inversor para 12V consome 8 Ah;
  • Uma TV Colorida 29 polegadas com Parabólica mais Inversor 110V consome 15,00 Ah;
  • Um Ventilador de Mesa pequeno 110V mais Inversor consome 3 Ah.

Para que o cálculo do dimensionamento possa ser feito é preciso levar em consideração:

  • Quantos equipamentos serão utilizados e a quantidade de cada um deles;
  • Quantas horas diárias eles serão usados;
  • Monte uma tabela e faça a multiplicação com essa fórmula: consumo Ah x quantidade de equipamentos x horas/dias de utilização;
  • Some tudo (todos os resultados da multiplicação de cada tipo de equipamento).

Fazendo o cálculo na prática

Digamos que você irá usar os três equipamentos que mostramos aqui na nossa lista anterior.

Você usa 2 microcomputadores durante 7 horas por dia, 1 TV colorida 29 polegadas durante 2 horas por dia e 3 ventiladores pequenos durante 10 horas por dia.

O cálculo de cada um seria:

  • Microcomputador: 8 *2*7 = 112
  • TV 29 polegadas: 15*1*2 = 30
  • Ventiladores pequenos: 3*3*10 = 90

O consumo total de Ah/dia seria, somando todos os valores, igual a 112 + 30 + 90 = 232 Ah/dia.

A partir desse cálculo, você então deverá encontrar qual o módulo a ser utilizado para que seja possível gerar energia suficiente para o imóvel em questão.

Por isso mesmo é tão importante saber como calcular o consumo de energia solar fotovoltaica.

Esse cálculo que nós fizemos como exemplo leva em consideração apenas alguns poucos aparelhos, mas é preciso lembrar que na sua casa o número será muito maior.

Logo, o consumo final será muito mais amplo e o módulo necessário precisará gerar muito mais energia para poder suprir a necessidade total da sua casa ou empresa.

Falamos aqui no blog sobre como economizar energia fotovoltaica economiza na conta de luz, após ler este, clique aqui para ver.

Conclusão

Como você viu, não há como negar a importância de se saber como calcular o consumo de energia solar fotovoltaica, de modo que seja perfeitamente possível a compra de um equipamento que satisfaça às necessidades da sua casa ou empresa.

Neste texto, mostramos a você tudo o que há de mais essencial a respeito do assunto, o que irá lhe ajudar muito no momento de comprar o seu equipamento de energia solar fotovoltaico.

Lembre-se que um cálculo correto é um passo importante para evitar que você venha a comprar um equipamento muito caro sem necessidade ou ainda que acabe adquirindo um módulo que não gere a energia necessária para o seu consumo.

Solig Logotipo Orçamentos

Preencha os dados abaixo para receber um orçamento e saber como economizar até 99% em sua conta de energia.

Escolha o campo de arquivo acima para nos enviar sua conta de energia (opcional)

Este site utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência. Ao clicar em "OK" e continuar navegando, você estará concordando com o seu uso.