Como calcular a quantidade de placas para energia solar

Como calcular a quantidade de placas para energia solar

A energia solar, pode lhe trazer uma economia de até 95% na conta de luz. Neste post ensinamos a como calcular a quantidade de placas para energia solar. Leia e aprenda!

Saiba como economizar até 99% com a energia solar em Barbacena e região!

Somos a Solig! Uma empresa especializada em sistemas de geração de energia solar fotovoltaica.

Utilize o formulário para solicitar uma análise de viabilidade técnica sem compromisso.

Escolha o campo de arquivo acima para nos enviar sua conta de energia (opcional)

Saber como calcular a quantidade de placas para o sistema de energia solar fotovoltaico é essencial para que você possa conseguir obter a energia necessária para o consumo do seu imóvel e ainda economizar até 95% na conta de luz.

Pessoas que não fazem o cálculo da quantidade de placas necessária para a propriedade em que vai instalar o sistema fotovoltaico tendem a, muitas vezes, sofrerem com um péssimo resultado, inadequado às suas necessidades.

Por isso mesmo, vamos ensinar como calcular energia solar por meio do cálculo dos painéis ou placas fotovoltaicas necessárias para sua casa ou empresa.

Quer saber tudo a respeito desse assunto? Então não deixe de acompanhar esse texto até o final.

Vamos lá!

Quantidade de placas para energia solar

Aprender a como calcular painel de energia solar, como dito, é imprescindível para que você possa saber quantas irá necessitar instalar no seu imóvel.

Antes de mostrar o que levar em consideração no momento de realizar o cálculo, vamos mostrar alguns dados importante sobre placas de um sistema de energia solar fotovoltaica.

Em uma residência em que moram até três pessoas e que possui um consumo mensal médio de 250 kWh, ter cinco placas solares de 440W para o sistema de energia solar fotovoltaica é ideal para gerar uma economia de até 95% em uma conta de luz.

Por outro lado, em um comércio que tem um consumo mensal de até 800 kWh, então é necessário instalar 16 painéis solares, em média, para que possa suprir o consumo energético por mês.

Quando você instala um sistema de energia solar comercial ou residencial, o fato é que é possível economizar muito dinheiro dentro de um ano, o que mostra como é eficaz investir nessa possibilidade.

Fatores a serem considerados

Mas afinal, o que é preciso para definir quantas placas para energia solar serão necessárias?

Alguns dos fatores que irão influenciar no cálculo são:

  • A temperatura média do local em que as placas serão instaladas
  • A localização da residência e a incidência dos raios solares sobre o telhado
  • O consumo médio da casa ou do comércio

Isso é importante porque se o consumo da sua casa é um pouco maior do que a média normal para uma casa com três pessoas (que como vimos necessita de cinco placas solares), você precisará de mais placas fotovoltaicas.

Com o cálculo certo, você poderá escolher bem a quantidade de placas que gerem energia suficiente para reduzir os gastos com a conta de luz.

Outros fatores que você deve levar em consideração em como calcular kit de energia solar são:

  • O espaço do seu telhado (da sua residência ou do seu comércio) em metros quadrados
  • O quanto você tem disponível para investir no kit de energia solar
  • O quanto você pretende economizar na sua conta de luz mensal

De um modo geral, dependendo da região do Brasil, o número de placas necessárias para um local em que mora o mesmo número de pessoas e o gasto energético mensal é o mesmo varia muito.

No norte, no nordeste e no centro-oeste, por exemplo, quatro placas são suficientes para garantir que a quantidade consumida de energia vai ser suprida e que vai gerar economia na conta de energia.

Por outro lado, no sudeste e no sul a quantidade de placas, nas mesmas circunstâncias, sobe para seis a sete, já que a incidência dos raios solares é menor do que nas outras regiões.

Gostaria de saber exatamente quantas placas você precisará? Entre em contato com a Solig e solicite um orçamento para instalação de energia solar, sem compromisso.

Como é o cálculo da quantidade de placas para energia solar

Primeiramente, vamos mostrar como é feito o cálculo da produção mensal, para isso você precisa saber qual é a potência gerada pelas placas e o número de horas diárias em que o sistema de energia solar é utilizado.

Para que você possa descobrir qual é o valor da geração de energia elétrica mensal, o cálculo pode ser feito por meio do uso de uma média de 5 horas de uso do sistema de energia solar em 30 dias.

Assim, 5 horas diárias em 30 dias são 150 horas, então é possível, com esse valor, fazer o próximo cálculo.

O consumo mensal é calculado multiplicando-se a potência elétrica pelo tempo de uso do sistema.

Uma potência elétrica de 2,2 kW durante 150 horas de uso mensal dá um total de consumo por mês de 330 kWh. Mas cuidado, esse valor não tem nada a ver com a geração.

O cálculo da energia gerada por placa solar depende de fatores como potência do módulo solar, clima do local e irradiação solar.

O resultado alcançado em termos de energia gerada será de 250 KWh total por mês, considerando as perdas totais deste sistema de 2,2 KW.

Em Barbacena no estado de Minas Gerais, por exemplo, a energia gerada por uma única placa solar de 440W, em 30 dias, será na média 50 KWh.

O mais importante em um kit de energia solar é a quantidade de energia que pode ser gerada pelas placas fotovoltaicas, muito mais do que o valor do inversor fotovoltaico.

Sabendo disso tudo, levando em consideração tudo o que foi mostrado, sabendo onde fica sua residência, o tamanho da superfície do telhado e a região do país em que ela está localizada, fica fácil saber quantas placas o seu sistema de energia solar necessita.

Mas energia solar no geral, é investimento que vale muito a pena. Tanto pela economia, quando pelo meio ambiente. Inclusive já fizemos aqui no blog, um comparativo de investimento entre a poupança e a energia solar. Veja aqui, qual é o melhor investimento.

Conclusão

Como você viu, saber como calcular a quantidade de placas para energia solar é essencial para que seja possível garantir que a energia gerada irá ser ideal para suprir a necessidade energética do seu imóvel por mês.

Neste texto, mostramos como é possível saber, de forma geral, a quantidade de placas de acordo com a região necessária, e também calculando a quantidade de energia elétrica consumida na sua casa ou comércio, e quanto uma placa solar gera de energia.

Assim, você vai poder adquirir o número certo de placas, evitando erros que não tragam a economia esperada ao final.

Gostou do artigo de hoje sobre como calcular a quantidade de placas para energia solar?

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.

Solig Logotipo Orçamentos

Preencha os dados abaixo para receber um orçamento e saber como economizar até 99% em sua conta de energia.

Escolha o campo de arquivo acima para nos enviar sua conta de energia (opcional)

Este site utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência. Ao clicar em "OK" e continuar navegando, você estará concordando com o seu uso.