Como armazenar energia elétrica solar? Melhores métodos!

Como armazenar energia elétrica solar- Melhores métodos!

A energia elétrica gerada por meio da energia solar, precisar ser utilizada imediatamente ou armazenada, para que não se perca. Aprenda os melhores métodos para armazenar energia elétrica solar.

Saiba como economizar até 99% com a energia solar em Barbacena e região!

Somos a Solig! Uma empresa especializada em sistemas de geração de energia solar fotovoltaica.

Utilize o formulário para solicitar uma análise de viabilidade técnica sem compromisso.

Escolha o campo de arquivo acima para nos enviar sua conta de energia (opcional)

Uma das maiores dúvidas de quem opta por produzir a própria energia por meio dos sistemas fotovoltaicos é: como armazenar energia elétrica solar?

Afinal, como se sabe, a energia elétrica é algo totalmente instantâneo, o que significa que se ela não for utilizada de uma vez, deverá ser armazenada de alguma maneira para que não se perca.

Assim, a energia elétrica que é gerada por meio da instalação de energia solar funciona da mesma maneira, então torna-se extremamente importante aprender sobre os melhores métodos para que seja possível armazenar ela.

E quais são esses métodos? Isso é o que nós iremos mostrar para você, a partir de agora, nesse artigo completo sobre esse assunto.

Continue acompanhando o texto até o final para saber tudo!

Armazenamento da energia elétrica solar: Como fazer?

Como mencionado anteriormente, essa é uma das maiores dúvidas de quem deseja utilizar a tecnologia fotovoltaica, afinal, é necessário entender o que deve ser feito com a energia elétrica solar produzida e não utilizada.

A forma de armazenamento da energia elétrica que é produzida a partir da luz solar, pelos sistemas fotovoltaicos, é essencial porque essa eletricidade não é produzida durante o período da noite nem em dias chuvosos ou nublados.

Sendo assim, é preciso armazenar aquele excedente não usado no momento para utilizá-lo posteriormente, nos momentos em que o sistema não funciona ou funciona sob baixa capacidade.

Para quem tem um sistema on-grid, ou seja, que é conectado diretamente à rede distribuidora de energia, esse não é um problema, pois o excedente é injetado na rede e o usuário utiliza a energia fornecida por ela.

Por outro lado, ele recebe créditos energéticos quando injeta a energia produzida pelo seu sistema na rede distribuidora, podendo depois utilizá-los para que seja possível abater no valor da conta de luz.

Mas e no caso de um sistema que não é conectado a uma rede distribuidora, como fazer para armazenar a energia elétrica solar?

Gostaria de saber como a energia solar é transformada em energia elétrica? Leia e aprenda, através um post aqui do blog.

Armazenamento através das baterias

A melhor forma de como armazenar a energia elétrica solar que é gerada através dos sistemas de energia fotovoltaicas é por meio das baterias, e elas podem variar bastante de acordo com a constituição e as qualidades que possuem.

As baterias que podem ser usadas para essa finalidade, de armazenamento de energia elétrica solar, nos sistemas fotovoltaicos são conhecidas por baterias de ciclo profundo ou baterias estacionárias.

Elas são usadas porque suportam descargas enormes de energia, bem mais do que as baterias comuns poderiam suportar.

Além disso, essas baterias específicas possuem uma vida útil que vai de 4 a 5 anos, além de terem preços acessíveis, com placas que são bem mais grossas, o que explica como elas podem suportar descargas maiores e mais profundas.

Algumas pessoas acabam utilizando as baterias automotivas para armazenar energia elétrica gerada nos sistemas fotovoltaicos, sendo essa é uma prática cada vez mais comum.

Entretanto, a dica é sempre evitar o uso desse tipo de bateria, pois elas foram projetadas, como o próprio nome indica, para serem utilizadas nos automóveis.

O desenvolvimento delas foi feito para que elas possam fornecer grandes correntes de energia dentro de curtos períodos de tempo, então elas não conseguem suportar as grandes descargas geradas nos sistemas fotovoltaicos.

Portanto, para evitar acidentes, evite fazer uso dessas baterias automotivas.

Postamos aqui no blog, um artigo sobre como funciona a energia solar quando falta energia elétrica? Você vai gostar de aprender!

Baterias indicadas para armazenar energia elétrica solar

Agora é hora de mostrar a você como armazenar energia elétrica solar através de três tipos de baterias que são indicados para essa finalidade: as de níquel-cadmio, as de chumbo-ácido e as de Íons de Lítio.

As de níquel-cadmio e as de chumbo-ácido são bastante semelhantes com as baterias automotivas tradicionais à combustão, enquanto que as de Íons de Lítio são iguais as usadas nos celulares, nos carros elétricos e nos laptops.

As primeiras a serem utilizadas nos sistemas fotovoltaicos foram justamente as de chumbo-ácido e as de níquel-cadmio, com muitos sistemas off-grid aqui no Brasil usando esses dois tipos de baterias.

Apesar de elas serem eficientes para cumprirem o dever que possuem, elas possuem um preço mais elevado, além de uma vida útil que é bem menor do que a que possui o sistema fotovoltaico.

Então, esses dois tipos de bateria não costumam ser indicados para se utilizar em locais onde não existe acesso à rede distribuidora de energia.

Já as baterias de Íons de Lítio, muito populares na Europa, na Ásia e na América do Norte, continentes esses onde os setores solares possuem um desenvolvimento mais avançado, possuem uma durabilidade alta e uma boa capacidade de armazenamento de energia.

Elas são aquelas usadas nos carros elétricos, fazendo com que eles, por si só, sejam uma verdadeira estação de armazenamento de energia.

Assim, no futuro, os carros elétricos irão funcionar como sendo uma bateria para os sistemas fotovoltaicos, onde vai poder ser armazenada a energia excedente produzida por eles.

Esse tipo de tecnologia de armazenamento de energia solar vai chegando como sendo uma complementação para os sistemas de energia fotovoltaica on-grid.

O mais importante em tudo isso é que você tenha uma bateria que lhe permita armazenar a quantidade de energia excedente, para garantir que ela não irá se perder.

Um grande erro ainda muito cometido é não fazer esse dimensionamento e os proprietários de sistemas de energia fotovoltaicos acabarem adquirindo baterias que são incapazes de armazenar a energia a mais produzida.

Evite esse tipo de problema para não ocorrer o desperdício de energia pelo seu sistema solar fotovoltaico.

Ainda tem dúvidas sobre a instalação da tecnologia fotovoltaica? Entre em contato com Sólig, sanamos as suas dúvidas, e fazemos orçamento para energia solar, sem compromisso.

Conclusão

Como você viu,uma das maiores dúvidas existente para proprietários de sistemas fotovoltaicos é sobre como armazenar energia elétrica solar, por isso é essencial conhecer quais são os melhores métodos.

Neste texto, nós mostramos que a melhor forma de fazer esse armazenamento de energia elétrica solar é por meio das baterias, que devem ser apropriadas para essa finalidade.

Evite estar usando qualquer tipo de bateria, como as automotivas, pois elas podem não aguentar as enormes descargas de energia provenientes desse sistema de energia solar.

Solig Logotipo Orçamentos

Preencha os dados abaixo para receber um orçamento e saber como economizar até 99% em sua conta de energia.

Escolha o campo de arquivo acima para nos enviar sua conta de energia (opcional)

Este site utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência. Ao clicar em "OK" e continuar navegando, você estará concordando com o seu uso.