Como aquecer água da piscina com energia solar?

Aquecer água da piscina com energia solar

Neste artigo você vai aprender que aquecer água da piscina com energia solar é algo muito simples, sendo um sistema muito mais fácil do que a maior parte das pessoas pensa. Veja agora.

Saiba como economizar até 99% com a energia solar em Barbacena e região!

Somos a Solig! Uma empresa especializada em sistemas de geração de energia solar fotovoltaica.

Utilize o formulário para solicitar uma análise de viabilidade técnica sem compromisso.

Escolha o campo de arquivo acima para nos enviar sua conta de energia (opcional)

Você sabe como é possível aquecer água da piscina com energia solar?

Não há dúvidas de que ter uma piscina em casa é muito bom e se ela tiver a água quente é ainda melhor, principalmente em época de inverno.

A maior parte das pessoas que possui uma piscina aquecida ainda o faz com aparelhos movidos à energia elétrica diretamente da rede distribuidora, pesa no bolso no final do mês quando chega a conta de luz.

Entretanto, é possível usar a energia solar para realizar o aquecimento da água, conseguindo assim economizar bastante na conta de energia e ainda contribuir para a sustentabilidade do meio ambiente.

Na Solig fazemos a instalação de energia solar residencial, solicite um orçamento sem compromisso.

Dito isso, iremos mostrar a você como aquecer água da piscina com energia solar nesse artigo, então não deixe de acompanhá-lo até o final!

Saiba como é possível aquecer água da piscina com energia solar

Antes de qualquer coisa, você precisa saber que aquecer água da piscina com energia solar é algo muito simples, sendo um sistema muito mais fácil do que a maior parte das pessoas pensa.

Para isso, basta fazer a instalação de painéis solares, com sistema do tipo off-grid, o que significa que eles são isolados da rede distribuidora de energia.

A energia que é produzida através da captação da luz solar pelo painel poderá ser usada então para aquecer a água da sua piscina.

E como isso funciona na prática? Da seguinte forma!

A água da sua piscina é bombeada para chegar até os painéis do sistema de energia solar, onde ela é então aquecida.

Depois de ser aquecida, a água volta novamente para a piscina já quente e confortável para quem está dentro dela.

O ciclo do aquecimento de água da piscina com sistema de energia solar acontece de forma repetida até que a temperatura que foi programada para a água, no quadro controlador, seja atingida.

Isso permite então que você possa entrar na sua piscina com a água sempre quentinha, podendo aproveitá-la mesmo naqueles dias mais frios.

O sistema para que a água da piscina possa ser aquecida com energia solar conta com filtro comum e com as bombas que são responsáveis por fazer o transporte de água até o filtro e aos painéis.

Ele ainda conta com os painéis coletores solares e também com a tubulação que é necessária para que a água faça o caminho da piscina ao painel, e então de volta à piscina.

Temos aqui no blog, um artigo sobre o preço da instalação de energia solar residencial, leia e aprenda e economizar.

Dimensionamento do sistema de aquecimento

Depois de tudo o que nós explicamos, ficou bem claro como aquecer água da piscina com energia solar é algo bastante simples, sendo necessária apenas a instalação dos painéis solares e da tubagem que é acessória.

Além de tudo isso, ainda há um fator que é muito importante e que precisa ser falado: o dimensionamento do sistema.

Um erro muito comum que as pessoas costumam cometer ao instalar um sistema de energia solar é não fazer esse dimensionamento, o que traz resultados negativos.

Se ele não for feito, pode ser que o sistema não produza energia suficiente para manter a piscina com água quente por muito tempo.

Por isso mesmo é que o dimensionamento do sistema precisa ser proporcional ao volume de água que precisará ser aquecido.

Quando você faz tudo correto, de acordo com o que é necessário, então não há esse risco de ter dor de cabeça no futuro.

Contar com uma empresa especializada e com experiência nesse mercado é importante para garantir que ela dimensionará suas necessidades da forma certa, garantindo um aquecimento eficaz da água da sua piscina.

Onde fazer a aplicação do aquecedor de piscina?

Uma dúvida comum de quem deseja fazer o aquecimento da piscina com a energia solar é saber onde aplicar o aquecedor.

Não importa se você quer apenas tomar um banho durante a noite ou se pretende fazer exercícios, como natação e hidroginástica, é preciso colocar um aquecedor se onde mora faz muito frio.

Além disso, fora as piscinas domésticas, ou seja, aquelas que as pessoas possuem em casa, um aquecedor de piscina com energia solar ainda pode ser muito eficaz em diversos outros locais.

É o caso dos clubes, onde as pessoas fazem natação e outros esportes, em clínicas de fisioterapia, onde os pacientes necessitam realizá-la na água ou mesmo em piscinas de hotéis.

O importante, mais do que o local onde aplicar o aquecedor de piscina, é que a energia solar, pode lhe trazer uma economia de até 95% na conta de luz , sem contar o maior conforto para as pessoas que precisam usá-la.

Nós da Solig estamos preparados para instalar o sistema fotovoltaico também em negócio. Solicite, sem compromisso, um orçamento para energia solar.

Vantagens de uma piscina aquecida

Usar aquecedor com energia solar para uma piscina traz benefícios para quem o instalou como redução dos custos com energia elétrica (conta de luz) e ainda a sustentabilidade do meio ambiente.

Mas há aquelas vantagens que são provenientes de uma piscina com água aquecida, ou seja, que aquelas em que a água é quente tem em relação a piscinas sem aquecedores.

E quais são as vantagens de ter uma piscina com água quente? São vários, como:

  • Ajuda a melhorar a sensação de bem-estar: uma água aquecida reduz os sintomas do estresse, ajudando as pessoas a relaxarem mais, além de reduzir também a pressão sanguínea e aliviar as dores de cabeça
  • Ajuda a melhorar a pele: por mais que muitas pessoas não pensem nisso, a água aquecida ajuda muito na melhora da aparência da pele, pois abre os poros e elimina as toxinas
  • Ajuda nos resultados da fisioterapia: uma terceira vantagem da água da piscina com energia solar é o fato dela auxiliar muito nas pessoas que fazem fisioterapia, seja por conta de um problema decorrente de uma fratura ou mesmo pelas consequências de um AVC, por exemplo

Conclusão

Como você viu,saber como aquecer água da piscina com energia solar é importante para que seja possível usar esse sistema de aquecimento, obtendo benefícios como redução dos custos e uso de uma energia limpa.

Neste texto, mostramos a você como se dá o funcionamento do aquecimento da água com energia solar, de modo que lhe permita compreender como ele é bastante simples e vantajoso.

Solig Logotipo Orçamentos

Preencha os dados abaixo para receber um orçamento e saber como economizar até 99% em sua conta de energia.

Escolha o campo de arquivo acima para nos enviar sua conta de energia (opcional)

Este site utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência. Ao clicar em "OK" e continuar navegando, você estará concordando com o seu uso.