Como a energia solar é transformada em energia elétrica?

Como a energia solar é transformada em energia elétrica

Neste artigo vamos lhe mostrar o passo a passo de como a energia solar é transformada em energia elétrica. Leia e confira!

Saiba como economizar até 99% com a energia solar em Barbacena e região!

Somos a Solig! Uma empresa especializada em sistemas de geração de energia solar fotovoltaica.

Utilize o formulário para solicitar uma análise de viabilidade técnica sem compromisso.

Escolha o campo de arquivo acima para nos enviar sua conta de energia (opcional)

Uma das maiores dúvidas das pessoas a respeito dos sistemas fotovoltaicos é sobre como a energia solar é transformada em energia elétrica.

Afinal, como a luz solar chega até uma placa com células fotovoltaicas e depois vira energia elétrica para ser utilizada em um imóvel? Ela já é gerada de forma a colocar em funcionamento tudo o que existe em uma empresa ou em uma casa?

Para tirar essa é outras dúvidas sobre a energia solar fotovoltaica, nós resolvemos trazer aqui esse artigo para mostrar tudo sobre essa transformação que acontece em um sistema de energia solar.

Então não deixe de acompanhar esse texto até o final para saber tudo a respeito desse importante de geração de energia limpa e renovável!

A energia solar possui um enorme potencial

Antes de qualquer coisa, não dá para nós abordarmos esse assunto sem falar do potencial enorme que possui a energia solar.

Sem nenhuma dúvida, o Sol é hoje a melhor opção como sendo uma fonte renovável e limpa de energia elétrica, ao contrário de todas as outras alternativas existentes.

Como está presente todos os dias, mesmo naqueles nublados, o Sol não só considerado como uma fonte de energia renovável, mas também inesgotável, já que ele é existe há milhões de anos e ainda existirá por muitos mais.

Além disso, não há também como não citar sobre o potencial energético do Sol, que vai emanando dessa grande estrela a cada segundo que passa, por meio da sua luz e dos raios solares.

Ele é capaz, dessa forma, de suprir toda a necessidade de consumo de energia que é o homem necessita, desde que surgiu no planeta.

Mesmo que apenas uma parte do enorme potencial energético do Sol chegue até a Terra, o fato é que a quantidade de luz que chega aqui já é mais do que suficiente para cobrir toda a necessidade energética da nossa sociedade atual.

Por tudo isso é que é muito importante saber aproveitar a luz do sol para transformá-la em energia elétrica, de modo que ela seja utilizada no dia a dia das pessoas.

E como a energia solar é transformada em energia elétrica?

Como ocorre a transformação da energia solar em elétrica?

Hoje em dia, mais de 80 mil imóveis em todo o Brasil são abastecidos com a energia solar, entre eles residencias, zona rural, onde há o agronegócio e até mesmo empresas, indústrias e comércio.

A energia solar pode ser usada em diversos projetos dos mais distintos tamanhos, desde pequenas residências até as grandes usinas em todo o país, o que é uma enorme vantagem.

A energia solar do tipo fotovoltaica é aquela na qual é feita a conversão, de forma direta, da luz solar em energia elétrica, através dos sistemas fotovoltaicos, que podem ser do tipo on-grid (conectados à rede) ou off-grid (isolados).

O funcionamento de um sistema fotovoltaico começa ainda nas células fotovoltaicas, que é a menor unidade de geração de um equipamento do tipo.

As placas ou painéis solares são formadas através dessas células, que são dispostas uma ao lado da outra.

As células fotovoltaicas são fabricadas com uso de um material que é semicondutor, sendo tratado de uma maneira totalmente especial, o que leva à geração de energia elétrica.

A forma mais comum pela qual a energia elétrica pode ser gerada é através da entrada as partículas de luz, conhecidas como fótons, no interior das células, o que explica porque é preciso que o sistema esteja posicionado de forma a receber a luz do sol de forma direta.

Por outro lado, o painel fotovoltaico também é eficaz para aproveitar a luz que vem difusa, ou seja, que não entra de forma direta nele para assim gerar energia elétrica.

Depois que a energia elétrica é gerada pelo painel, ela necessita ser transformada para que o imóvel em questão possa utilizá-la.

Isso acontece por conta de um aparelho que é conhecido como inversor solar, que converte então a energia elétrica gerada para corrente alternada, permitindo-a ser usada na rede elétrica de uma residência ou empresa.

Leia o artigo quais os melhores inversores para energia solar, e aprenda um pouco mais sobre este equipamento do kit para instalação de energia solar.

Entendeu como a energia solar é transformada em energia elétrica?

Passo a passo de como a energia solar é transformada em energia elétrica

A seguir, para você que ainda tem dúvidas a respeito de como a energia solar é transformada em energia elétrica, iremos mostrar um passo a passo que vai deixar tudo mais claro.

Acompanhe:

  • A luz solar atinge de forma direta (ou indireta, em alguns casos) o painel solar, onde estão localizadas as placas ou células fotovoltaicas, que capturam a luz e a convertem em energia elétrica (para isso, elas fazem uso do efeito fotovoltaico)
  • A energia elétrica gerada é do tipo corrente contínua, o que não é eficaz para ser usada pelo sistema dos imóveis
  • A energia é enviada então ao inversor fotovoltaico, para que assim ela possa ser transformada em energia elétrica do tipo corrente alternada, que é o padrão que é usado pelos equipamentos eletrônicos, por exemplo
  • Após a transformação, essa energia é então enviada até o quadro de distribuição para que possa ser distribuída para todo o imóvel, alimentando tudo o que for necessário

Com esse passo a passo mais detalhado, fica muito mais fácil entender como a energia solar pode então ser transformada, dentro do painel fotovoltaico, em energia elétrica e depois em corrente alternada no inversor solar.

Esse entendimento irá lhe permitir ter a certeza de que adquirir esse equipamento vai mudar a vida na sua empresa ou residência.

Gostou de saber um pouco mais sobre essa energia limpa e renovável? Entre em contato com a Solig e solicite, sem compromisso, um orçamento para energia solar fotovoltaica.

Conclusão

Como você viu, por mais que a maior parte das pessoas ouça falar sobre a energia solar, poucas sabem realmente como ela pode ser transformada para energia elétrica, sendo então usada no dia a dia.

Neste texto, mostramos a você exatamente como a energia solar é transformada em energia elétrica, o que irá lhe permitir entender o funcionamento de um sistema de energia fotovoltaica e como é importante investir nela para gerar energia limpa e renovável.

Solig Logotipo Orçamentos

Preencha os dados abaixo para receber um orçamento e saber como economizar até 99% em sua conta de energia.

Escolha o campo de arquivo acima para nos enviar sua conta de energia (opcional)

Este site utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência. Ao clicar em "OK" e continuar navegando, você estará concordando com o seu uso.