Aprenda como usar ar-condicionado na energia solar e qual o custo

Aprenda como usar ar-condicionado na energia solar e qual o custo

Com a média de temperatura alta do Brasil, o ar condicionado é muito procurado. Mas, devido ao alto custo na conta de energia muitos desistem da instalação. Veja neste a solução para este problema!

Saiba como economizar até 99% com a energia solar em Barbacena e região!

Somos a Solig! Uma empresa especializada em sistemas de geração de energia solar fotovoltaica.

Utilize o formulário para solicitar uma análise de viabilidade técnica sem compromisso.

Escolha o campo de arquivo acima para nos enviar sua conta de energia (opcional)

Muitas pessoas pesquisam a respeito de como usar ar-condicionado na energia solar, sendo esse um tema que ainda causa diversas dúvidas.

Em um país como o Brasil, onde as temperaturas médias são altas, todos buscam por alternativas para refrescarem-se, e uma delas é o ar-condicionado.

O grande problema é que esse tipo de aparelho elétrico costuma influenciar muito no valor da conta de luz, elevando-a bastante.

Assim, nada mais normal do que se procurar saber como usar a energia solar fotovoltaica para gastar menos com energia elétrica utilizando o ar-condicionado.

O objetivo desse artigo é, justamente, explorar ao máximo esse assunto para tirar qualquer dúvida que você possua sobre ele.

Vamos lá!

Ar-condicionado pode ser movido apenas pelos painéis solares. É possível?

Primeiramente, é preciso tirar uma dúvida comum ainda existente: é possível que um ar-condicionado funcione apenas movido pelos painéis fotovoltaicos?

A resposta é não, já que o ar-condicionado necessita que haja um fornecimento de energia de forma estável.

Por isso, em um dia onde haja pouco incidência solar, a energia que seria gerada pelo painel seria insuficiente para fazer funcionar o aparelho.

Dá para usar energia solar diretamente em um ar-condicionado?

A resposta é: sim, é possível.

Para isso, entretanto, torna-se necessário ter diversas placas ou painéis solares e também baterias, o que acabaria por tornar o custo total elevado.

Sem um acesso do seu sistema de energia solar à uma rede distribuidora de energia, seria preciso ter um gerador a diesel, o que elevaria ainda mais o preço.

Qual é a melhor solução para usar ar-condicionado na energia solar?

É hora de ver qual seria a melhor solução para usar energia solar para ar-condicionado, garantindo que ele vai funcionar adequadamente.

A opção deve sempre ser instalar um sistema de energia solar fotovoltaico que esteja conectado à rede distribuidora de energia, o que permitiria alimentar de forma suficiente o aparelho.

Para aquelas empresas e comércios em que o trabalho ocorre durante o período do dia, essa é uma ótima solução, visto que em dias de muito sol é possível produzir muita energia por meio do equipamento de energia solar.

Isso permite que todo e qualquer ar-condicionado do local seja alimentado de maneira adequada e suficiente.

Caso surjam nuvens que diminuam a produção da energia solar, não irá ter problemas para o local, visto que continuará havendo o fornecimento de energia pela conexão com a rede distribuidora, mesmo se o painel solar produzir energia insuficiente.

No caso da energia solar em residências, essa é uma solução que funciona adequadamente também, permitindo que as pessoas possam usar o ar-condicionado mesmo no período da noite.

Com a injeção, durante o período do dia, da energia excedente que é gerada por meio do painel solar, você vai receber créditos energéticos que servirão para reduzir o valor da conta mensal de luz, o que é excelente para reduzir custos.

Se você gostou da ideia, e gostaria de instalar este sistema em sua casa, é hora de escolher uma empresa profissional para executar este serviço. Postamos aqui no blog um artigo com dicas de como escolher a empesa ideal, clique aqui para aprender e não errar!

Quanto o ar-condicionado consome em termos de energia?

Um outro ponto importante sobre o uso do ar-condicionado na energia solar diz respeito ao consumo energético desse aparelho.

Nos dias de verão em que as temperaturas são mais altas, as pessoas usam mais o ar-condicionado, o que impacta diretamente, além de outros fatores, no aumento da conta de luz.

Mas quanto é que um ar-condicionado verdadeiramente consome de energia?

A resposta vai depender de diversos fatores, tais como qual é a extensão do ambiente que será refrigerado, a potência do ar-condicionado, alémdo tempo que ele irá funcionar.

O consumo do ar-condicionado da sua casa ou empresa pode ser calculado por meio da seguinte fórmula: Potência elétrica = Tensão nominal x Corrente nominal.

É preciso multiplicar o resultado pelo número de horas que o seu aparelho funciona, mas apenas para se ter uma ideia, o uso dele durante as horas de sono, 8 horas por dia, pode até passar do dobro do valorda conta de luz.

Pense em um aparelho com potência de 10.000 BTUS/h, com uma tensão nominal no valor de 220 V e que tenha uma corrente nominal que seja de 5 A.

Na fórmula, o resultado seria: potência elétrica = 1.1100 W.

Se a capacidade do aparelho de refrigerar for de 800 W, a eficiência dele é de cerca de 80%.

O cálculo para saber quanto de energia seria gasto com esse aparelho funcionando por 8 horas todos os dias, durante 30 dias, o tempo em que ele funciona em horas em um mês seria de 240 horas (8×30).

Multiplicando as horas pela potência elétrica do ar, temos o consumo de energia igual a: 1.110 x 240 = 264 kWh por mês.

O consumo médio nas residências brasileiros, em termos de energia, é de 152 kWh por mês, então nessa simulação você iria acabar consumindo quase o dobro do valor apenas com o ar-condicionado.

Quanto custa o sistema de energia solar voltado para um ar-condicionado?

Primeiro, é preciso lembrar que seria necessário que o sistema de energia solar fotovoltaico esteja conectado à uma rede distribuidora diretamente para se usar um ar-condicionado.

Ou no caso de sistemas off-grid, seria preciso que as baterias fossem muito potentes, pois durante à noite, com o uso do ar-condicionado, o consumo energético seria alto e o sistema não estaria produzindo energia.

O número de placas que o seu sistema precisará, entretanto, vai variar bastante de acordo com diversas questões, como a sua localização geográfica, o que impacta nas horas de exposição do painel à radiação solar, e o consumo médio residencial.

Uma empresa que seja especializada irá poder fazer esses cálculos da forma adequada, podendo chegar então a um número certo de placas para o seu sistema usar ar-condicionado.

O número de placas solares para que seja possível suprir a necessidade de consumo de um ar-condicionado, em média, é de 7 placas.

Aprenda em outro post aqui no blog tudo a respeito de quanto de energia produz uma placa solar.

Conclusão

Como você viu,muitas pessoas pensam na possibilidade de usar ar-condicionado na energia solar, mas para isso é necessário entender diversos pontos importantes.

Neste texto, mostramos como se faz preciso saber qual é o consumo médio de energia de um ar-condicionado, bem como a quantidade de placas que seria necessária em um sistema de energia solar para suprir esse aparelho adequadamente.

Solig Logotipo Orçamentos

Preencha os dados abaixo para receber um orçamento e saber como economizar até 99% em sua conta de energia.

Escolha o campo de arquivo acima para nos enviar sua conta de energia (opcional)

Este site utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência. Ao clicar em "OK" e continuar navegando, você estará concordando com o seu uso.