Aprenda como fazer o cálculo para seu projeto de energia solar

Aprenda como fazer o cálculo para seu projeto de energia solar

Se você deseja fazer a instalação de energia solar, nada mais normal do que fazer o cálculo da quantidade de painéis necessários para gerar energia para o seu imóvel. Confira neste post como fazer.

Saiba como economizar até 99% com a energia solar em Barbacena e região!

Somos a Solig! Uma empresa especializada em sistemas de geração de energia solar fotovoltaica.

Utilize o formulário para solicitar uma análise de viabilidade técnica sem compromisso.

Escolha o campo de arquivo acima para nos enviar sua conta de energia (opcional)

Fazer o cálculo para um projeto de energia solar é muito importante, pois permitirá a você saber, por exemplo, quantos painéis solares irá precisar instalar.

Isso vai ajudar a não só dimensionar o projeto adequadamente, mas também saber quanto irá precisa investir no seu sistema de energia solar.

O objetivo desse artigo é, justamente, mostrar como fazer o cálculo para seu projeto de energia solar. Vale dizer que, nós da Solig fazemos esse cálculo para você. Basta solicitar um orçamento para instalação de energia solar fotovoltaica, sem nenhum compromisso!

Vamos lá!

Você precisa definir a região onde vai instalar o sistema

A primeira coisa para que seja possível dimensionar e fazer o cálculo para um projeto de energia solar é definir a região onde o sistema vai ser instalado.

Você precisa considerar, neste momento, não só a área que está disponível para que seja feita a instalação, mas também o potencial de insolação dessa região.

A captação da luz solar não depende apenas do sol, é preciso que o local onde o sol está instalado tenha bastante iluminação, para gerar a energia desejada, mesmo nos dias mais nublados.

O local mais indicado para a instalação, é claro, é nos telhados dos edifícios, sendo que enquanto alguns são mais privilegiados com a incidência de raios solares, outros são comprometidos pelas sombras sobre eles.

Assim, você precisa que seja feita uma análise de qual é a quantidade de luz solar que incide sobre aquele local, para saber se vale ou não a pena fazer a instalação ali.

Como fazer o cálculo da quantidade de painéis para o seu projeto?

Se você deseja fazer a instalação de um sistema de geração de energia solar, então nada mais normal do que fazer o cálculo da quantidade de painéis necessários para gerar energia para o seu imóvel.

Se te curiosidade sobre o assunto, você pode ler o este post e aprender quanto uma placa solar produz quanto de energia.

Voltando, caso a sua residência consuma cerca de 800 kWh por mês, o cálculo a ser feito é:

  • 1 painel de geração de energia solar -> 265 W por dia (considerando uma média de 4,93 horas por dia em irradiação, na região Norte do Brasil)

A energia gerada diariamente será de: 265 x 4,93 (1 – 0,20).

A quantidade total deste cálculo será 1,04 kWh/dia.

Em um cálculo por mês de geração de energia, você deve fazer: 1,04 x 30 dias é igual a 31,20 kWh por mês.

Caso o seu objetivo seja gerar 300 kWh/mês para sua residência, a quantidade de painéis solares para o seu projeto será:

  • 1 painel gera 31,20 kWh
  • X painéis geram 300 kWh

X = 300/31,20 -> X = 9,61 ou 10 painéis solares fotovoltaicos para instalar um projeto de energia solar residencial em uma casa localizada na região Norte brasileira.

Cálculo da área mínima para instalar as placas solares

Depois de entender quantos painéis solares você precisará para o seu projeto, é hora de saber qual é a quantidade mínima de potência que cada um deles deverá ter.

As potências mais usadas nos painéis solares nos dias atuais são de 330 até 350 Wp, e caso você possua pouco espaço no telhado onde vai instalar esse projeto, o módulo poderá ter até 400 Wp.

Se a quantidade total necessária de potência for de 6000 kWh, e você tiver placas de 330 Wp, então a quantidade que irá precisar será:

  • 6000/330 = 18 módulos (ou 19, para ter o total necessário a mais), sendo placas de 2m2.

Você irá precisar então de uma placa mínima que seja de 36 metros quadrados, pois 18 x 2 = 36 m2

Já no caso de uma placa de 400 Wp, com a necessidade de energia de 6000 kWh, o cálculo será:

  • 6000/400 = 15 painéis, com cada um possuindo 2 m2, a área mínima necessária vai ser de 30 m2, pois 15 x 2 = 30 m2

Cálculo do valor de instalação do sistema de energia solar

Agora é o momento de fazer o cálculo do seu projeto de energia solar, sabendo então quanto será preciso para instalá-lo.

Tudo vai depender de quais sejam as suas necessidades e também as complexidades que possui no local.

Assim, você precisará saber quantos kWh seu imóvel consome mensalmente, fazendo então uma simulação de qual será o valor da instalação considerando qual seja o consumo médio e também o valor por kWh em sua região.

Você deverá ter o auxílio, para fazer o cálculo corretamente, de um simulador online, realizando assim uma simulação de maneira rápida, alcançando assim melhores resultados.

Você como fazer o cálculo para seu projeto de energia solar? A tecnologia fotovoltaica traz grandes benefícios e pode ser usada de diversas maneiras, leia o post 8 dicas econômicas de como podemos utilizar a energia solar.

Conclusão

Como você viu, é extremamente importante fazer o cálculo para o seu projeto de energia solar, garantindo assim que irá comprar exatamente a quantidade de painéis solares necessários e com a potência desejada.

Neste texto, você pôde entender como é imprescindível esse cálculo, evitando tanto que acabe adquirindo um projeto menor ou maior do que precisa.

Gostou do artigo de hojesobreaprenda a como fazer o cálculo para um projeto de energia solar?

Solig Logotipo Orçamentos

Preencha os dados abaixo para receber um orçamento e saber como economizar até 99% em sua conta de energia.

Escolha o campo de arquivo acima para nos enviar sua conta de energia (opcional)

Este site utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência. Ao clicar em "OK" e continuar navegando, você estará concordando com o seu uso.