A Energia Solar Fotovoltaica é Sustentável? Descubra!

A Energia Solar Fotovoltaica é Sustentável- Descubra!

A energia solar traz diversos benefícios ao meio ambiente por isso é cada vez mais utilizada em residências e comércios. Descubra neste post se essa energia pode ser considerável sustentável

Saiba como economizar até 99% com a energia solar em Barbacena e região!

Somos a Solig! Uma empresa especializada em sistemas de geração de energia solar fotovoltaica.

Utilize o formulário para solicitar uma análise de viabilidade técnica sem compromisso.

Escolha o campo de arquivo acima para nos enviar sua conta de energia (opcional)

Se há um tema que está cada vez mais em alta pelo mundo é a sustentabilidade e a respeito dele é comum as pessoas perguntarem-se se a energia solar sustentável é algo real.

Isso acontece porque ainda se conhece, de forma geral, muito pouco a respeito das formas de energia sustentável existentes, o que é um problema.

Em um mundo onde a preocupação com o meio ambiente é cada vez maior e a reversão dos impactos ambientais que foram ocasionados pela humanidade é mais buscada, conhecer sobre sustentabilidade e energia é essencial.

Então, fica o questionamento: será que a energia solar fotovoltaica é sustentável?

Se você deseja saber a resposta a essa dúvida, não deixe de acompanhar esse texto até o final.

Boa leitura!

A importância das ações a nível global

Antes de qualquer coisa, torna-se importante ressaltar a importância que há em uma movimentação a nível global para que seja possível resolver a questão dos impactos negativos da humanidade ao meio ambiente.

Em meio a isso, as energias sustentáveis são excelentes opções para tornar o futuro do planeta algo mais seguro, colaborando positivamente para ele.

Uma das formas de energia limpa mais difundidas, na atualidade, é a energia solar, por isso mesmo que é comum as pessoas questionarem-se a respeito da sua real ação sustentável.

A energia solar é uma das energias sustentáveis onde há menor agressão ambiental entre as demais fontes de energias. Veja neste post qual impacto que a energia solar causa no meio ambiente.

A seguir, iremos falar mais a respeito desse assunto, demonstrando como esse tipo de energia é muito positiva para o meio ambiente e o planeta.

A energia solar é realmente sustentável

Vamos então falar sobre a energia solar e a sustentabilidade, algo que é extremamente importante.

Uma energia só pode ser considerada como sendo sustentável ou não quando se faz uma análise geral a respeito dos ciclos de produção e de consumo dela.

Se a natureza possui um grande potencial de estar produzindo uma forma específica de energia, de maneira muito mais abundante do que as pessoas a consomem, então ela pode ser descrita como sendo sustentável.

Assim, fica muito claro que o sol é uma fonte de energia sustentável, sobre isso não existe nenhuma dúvida.

Além disso, fazer a captação desse tipo de energia é algo que não gera impactos muito grandes sobre o meio ambiente, então isso fazer dela muito sustentável.

A forma mais simples de aproveitar a energia que vem do sol, para o uso humano, é através das placas de energia solar fototérmicas, que geram o aquecimento da água a ser usada para consumo.

É possível encontrar esse tipo de equipamento em diversas residências espalhadas pelo país, o que mostra como o uso dele já é difundido.

Por outro lado, existe o sistema de produção de energia solar fotovoltaico, que é bem mais amplo, em termos de função, do que apenas aquecer a água.

As células fotovoltaicas que compõem os painéis solares realizam a captação da energia vinda da radiação solar, convertendo ela em energia elétrica. É possível usar a energia solar para comércio, residencias, indústrias, na zona rural e muito mais.

Isso acontece por conta da constituição dessas células por silício, em um processo que é muito semelhante ao que ocorre nas lâmpadas de LED.

Tudo isso, portanto, deixa claro como a energia solar sustentável é algo que deve ser cada vez mais disseminado para uso pela população em geral, pelo bem ao meio ambiente.

Tipos de energia sustentável

Agora que você já viu que a energia solar sustentável é uma realidade, é hora de conhecer mais sobre os tipos de energia que tem um alto potencial de sustentabilidade nos dias atuais.

Acompanhe!

Energia solar

É importante citar mais uma vez aqui a energia solar e em primeiro lugar para mostrar como ela é um tipo de energia sustentável ideal, com certeza o melhor entre todos.

Em alguns casos, a energia solar pode ter um ponto baixo que é baixa produção de eletricidade nos dias em que está chovendo ou nublado, já que há uma baixa incidência de luz solar.

Para quem tem um sistema on-grid, isso não é problema porque a energia do imóvel ainda está ligada à rede da concessionária de energia elétrica, então não há riscos de faltar energia no local.

Por outro lado, quem tem um sistema de energia solar off-grid pode se beneficiar pelo excedente de energia produzida que é armazenado nas baterias, para que seja utilizado quando não houver incidência solar.

Entre todas as opções de energia sustentável, não há dúvidas de que a melhor e mais eficaz é a energia solar.

As outras formas de energia sustentável existente são:

  • Eólica: é a energia gerada pela força dos ventos, sendo a principal fonte de energia limpa ainda usada, já que com as grandes turbinas eólicas é possível gerar energia em maior escala para a população em geral. Entretanto, contra ela contam a questão da interferência na paisagem e do alto barulho gerado

Falando sobre energia eólica, leia o artigo qual melhor opção entre energia solar fotovoltaica e eólica e aprenda!

  • Marés: nas regiões próximas do mar é possível obter energia sustentável a partir da energia das marés, em que o movimento das águas atua como força motriz, acionando os geradores de energia.
  • Biogás: esse tipo de energia sustentável usa a capacidade que as bactérias possuem para transformar a matéria orgânica em gases, gerando energia e também adubo, substituindo os componentes advindos do petróleo
  • Biocombustível: é a geração de diesel e de etanol por meio de extratos vegetais, sendo ótimo para substituir os produtos que vêm do petróleo, além de absorver o gás carbônico que está presente na atmosfera durante a fase do plantio

Isso tudo deixa muito claro como a energia solar fotovoltaica é, atualmente, a melhor fonte de energia sustentável, mas que há também outras opções existentes e utilizadas pela sociedade.

Conclusão

Como você viu,a energia solar sustentável traz diversos benefícios ao meio ambiente e por isso é cada vez mais utilizada tanto a nível residencial quanto industrial, devido a tudo o ela oferece.

Neste texto, nós tiramos uma dúvida que a maior parte das pessoas ainda possui, que diz respeito à sustentabilidade da energia solar fotovoltaica, o que é importante difundir para que mais ela seja usada e faça bem ao meio ambiente.

Solig Logotipo Orçamentos

Preencha os dados abaixo para receber um orçamento e saber como economizar até 99% em sua conta de energia.

Escolha o campo de arquivo acima para nos enviar sua conta de energia (opcional)

Este site utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência. Ao clicar em "OK" e continuar navegando, você estará concordando com o seu uso.