8 dicas econômicas de como podemos utilizar a energia solar

8 dicas econômicas de como podemos utilizar a energia solar

Confira 8 dias de como a energia solar fotovoltaica pode ser usada, trazendo diferentes benefícios aos consumidores

Saiba como economizar até 99% com a energia solar em Barbacena e região!

Somos a Solig! Uma empresa especializada em sistemas de geração de energia solar fotovoltaica.

Utilize o formulário para solicitar uma análise de viabilidade técnica sem compromisso.

Escolha o campo de arquivo acima para nos enviar sua conta de energia (opcional)

Saber como podemos utilizar a energia solar, de forma econômica, é muito importante para que você possa tirar o maior proveito possível do seu sistema fotovoltaico.

A energia solar pode ser gerada pelo sistema na sua residência, na sua indústria ou comércio, mas o uso dela pode variar bastante, o que significa que há diversas formas de aproveitar essa fonte renovável e limpa de energia.

Por exemplo, é possível usar essa energia para reduzir o valor da conta de luz, usando-a na sua empresa ou residência, ou ainda para bombear água naquelas regiões rurais sem que haja uma rede distribuidora de energia.

O fato é que é importantíssimo que você sabia como utilizar essa energia solar para fazê-lo da melhor forma e obtenha assim bons resultados.

Acompanhe a seguir algumas das principais dicas sobre como podemos utilizar a energia solar em estabelecimentos, em residências e em áreas urbanas, conseguindo assim maior economia e sustentabilidade.

Vamos lá!

Solicite com a Solig um orçamento para instalação de energia solar sem compromisso!

O uso da energia solar fotovoltaica

A energia solar fotovoltaica que é produzida pelo seu sistema pode ser usada das mais diversas formas, trazendo diferentes benefícios ao consumidor, tanto de forma individual quanto coletiva.

A seguir, você vai ver uma lista com as maneiras pelas quais é possível fazer o uso da energia solar gerada pelos painéis fotovoltaicos:

  • Para recarregar os aparelhos eletrônicos
  • Para gerar energia elétrica
  • Para realizar a iluminar pública
  • Para fazer funcionar os aparelhos domésticos
  • Para realizar a eletrificação das cercas

No caso dos sistemas de utilização coletiva da energia solar, é possível gerar energia elétrica para locais como postos de saúde, escolas públicas e centros comunitários, por exemplo.

Ainda pode-se fazer uso da energia solar para gerar iluminação dos espaços públicos, tais como as praças e as luzes de led das vias.

Seja como for, desde que ela seja usada para uma boa alocação e seja realizada a manutenção do sistema de captação de energia, é possível aproveitar bem a energia solar fotovoltaica.

A seguir, mostraremos mais especificamente onde é podemos utilizar a energia solar de forma econômica e variada.

Para recargar os aparelhos eletrônicos

Cada vez mais a tecnologia vai avançando e vai havendo uma maior aplicação da energia solar no dia a dia das pessoas, aproximando-a mais da população.

É o caso, por exemplo, das baterias solares que servem para carregar os aparelhos eletrônicos, como é o caso dos celulares, por exemplo.

Já é possível encontrar esses carregadores solares com preços que são muito acessíveis, sendo bastante portáteis e muito fácil de usar.

Esses carregadores funcionam como os bancos de eletricidade tradicionais, mas a diferença é que o carregamento deles é por meio da luz solar.

Para a iluminação pública

É possível utilizar a energia solar para gerar a iluminação pública de uma cidade, sendo uma ótima solução para os governantes, seja das prefeituras ou dos governos estaduais.

Isso faz com que seja possível criar ambientes urbanos que sejam muito mais sustentáveis, o que é bom para a população.

Além disso, o uso desse tipo de sistema de energia solar ainda pode ajudar a reduzir os impostos para a população local, já que os custos são mais baixos, inclusive pela vida útil maior dos equipamentos.

Para fazer funcionar os eletrodomésticos

Em uma residência, a energia solar possui distintas aplicações, entre elas o uso para que seja possível fazer funcionar os eletrodomésticos.

Esses aparelhos não apresentam nenhuma mudança na performance se utilizados com energia solar, então eles funcionam de acordo com o esperado.

É possível utilizar essa energia para os mais diversos tipos de aparelhos eletrodomésticos, como liquidificadores, televisões, ar-condicionado, ventiladores e aparelhos de som, por exemplo.

Para eletrificar as cercas elétricas

É possível fazer uso da energia solar para eletrificar as cercas, o que pode ser feito tanto para residências quanto para empresas e zona rural.

Uma cerca elétrica possui um consumo de energia que não é muito alto, o que é bom, e a energia fotovoltaica ainda ajuda a economizar mais, sem deixar a segurança de lado.

Na zona rural, energia solar resolve o problema de onde não existe uma rede de energia elétrica e também ajuda na economia. Inclusive, falamos sobre a como utilizar a energia solar para cerca elétrica rural, aqui no blog. Leia para aprender!

Para usar nos sistemas coletivos

É possível também fazer uso da energia solar gerada pelos sistemas fotovoltaicos com a finalidade de abastecer locais onde funcionam serviços coletivos.

Entre eles, podem ser citados os postos de saúde e também as escolas públicas, por exemplo.

Para produzir ferro e aço

A energia solar pode ser utilizada nas indústrias siderúrgicas, sendo possível usá-las nas suas operações, o que traz uma maior economia e sustentabilidade para o setor das indústrias.

Assim, é possível produzir ferro e aço gastando bem menos e impactando menos negativamente o meio ambiente.

Para gerar energia para as indústrias

As indústrias necessitam de muita energia e é por isso que é possível utilizar a energia solar para essa finalidade.

Leia aqui 6 Benefícios da energia solar fotovoltaica para indústria!

Além disso, os processos industriais também exigem calor, e a energia termossolar também ajuda na otimização do consumo energético por meio da geração desse calor necessário.

Para fazer o bombeamento de poços artesianos

A instalação de energia solar rural traz dizer benefícios, por exemplo, os poços artesianos que necessitam de energia para que possam ser bombeados e a água possa ser levada até a superfície.

Um poço artesiano, se você não sabe o que é, trata-se de uma perfuração realizada no solo e cuja finalidade é captar a água para ser consumida.

O bombeamento desses poços depende da utilização da eletricidade, o que costuma gerar um grande aumento no valor da conta de luz.

Assim, o uso da energia solar para abastecer os poços artesianos de forma elétrica é muito importante, tendo um grande crescimento na instalação de sistemas fotovoltaicos para essa finalidade.

Pode-se fazer uso desses poços em residências, na agropecuária, nas indústrias e em diversos outros locais.

Conclusão

Como você viu,saber como podemos utilizar a energia solar é importante para garantir o maior aproveitamento dela, seja para finalidades individuais ou coletivas.

Neste texto, nós mostramos a você todas as principais formas de usar esse tipo de energia produzida pelos sistemas fotovoltaicos, lhe permitindo saber tudo a respeito do assunto.

Solig Logotipo Orçamentos

Preencha os dados abaixo para receber um orçamento e saber como economizar até 99% em sua conta de energia.

Escolha o campo de arquivo acima para nos enviar sua conta de energia (opcional)

Este site utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência. Ao clicar em "OK" e continuar navegando, você estará concordando com o seu uso.