7 principais vantagens e desvantagens da energia solar

7 principais vantagens e desvantagens da energia solar

A energia solar é inesgotável, renovável e muito benéfica para todos os seres humanos, animais e meio ambiente. Confira neste post 7 principais vantagens e desvantagens da energia solar.

Saiba como economizar até 99% com a energia solar em Barbacena e região!

Somos a Solig! Uma empresa especializada em sistemas de geração de energia solar fotovoltaica.

Utilize o formulário para solicitar uma análise de viabilidade técnica sem compromisso.

Escolha o campo de arquivo acima para nos enviar sua conta de energia (opcional)

Você saber quais são as principais vantagens e desvantagens da energia solar?

Esse tipo de energia limpa, inesgotável e renovável é extremamente benéfica para todos os seres humanos, para os animais e para o meio ambiente em geral.

Além do mais a instalação da energia solar comercial, residencial e rural, pode trazer uma grande economia com a energia.

É verdade, entretanto, que ela pode ter algumas desvantagens e é preciso conhecê-las, para mostrar que apesar dessas, os benefícios são bem maiores e que vale a pena obter esse tipo de energia.

Pensando nisso, nós resolvemos trazer esse artigo mostrando quais são as principais vantagens e desvantagens da energia solar.

Não deixe de acompanhar esse texto até o final para saber tudo sobre o assunto!

A energia solar possui algumas desvantagens

Vamos começar o texto sobre qual a desvantagem da energia solar.

Não há como negar que há sim algumas desvantagens em relação à opção da energia solar e que você deve conhecer.

Veja quais são elas a seguir!

O valor do investimento realizado

Antes de qualquer coisa, há um porém nessa desvantagem: um investimento que traga bons retornos financeiros é sempre algo positivo, disso não há dúvidas.

Dito isso, para se adquirir e fazer a instalação de um sistema de energia fotovoltaica, não importa se ele é do tipo off-grid (isolado) ou on-grid (conectado na rede), o investimento inicial é bem alto.

Um valor médio para se adquirir esses sistemas é de R$ 10 mil, principalmente quando se tratam dos on-grid com inversores, que são bem caros, ou no caso dos off-grids, devido às baterias.

Cada vez mais vão surgindo bancos que realizam o empréstimo de crédito para que as pessoas adquiram esses sistemas, o que é uma ótima solução.

Ainda assim, para muitas pessoas essa é uma realidade bastante distante, mesmo tendo uma linha de crédito especial.

Seja como for, é preciso dizer que quando você instala um sistema de energia solar fotovoltaica na sua residência ou empresa, o custo com a conta de energia cai em até 95%, então o investimento traz retornos excelentes.

A estética do imóvel muda

Esse não é, para muitas pessoas, um ponto negativo ou uma desvantagem da energia solar, mas outras sentem o incômodo com a mudança estética provocada pelo sistema no imóvel.

O fato é que é preciso, no momento de instalar essas placas, do aval técnico de um engenheiro ou arquiteto, para garantir que o sistema irá gerar energia de forma eficaz.

A estética pode até mudar e não ser mais a mesma fachada de antes, mas os resultados, ainda assim, são positivos do ponto de vista econômico e ambiental.

Postamos um artigo aqui no blog sobre a valorização do imóvel com energia solar. Após terminar de ler este post, aprenda sobre este assunto também!

A geração de energia não acontece o dia inteiro

Um dos pontos que pode ser considerado como negativo ou desvantagem em um sistema de energia solar é que a geração de energia não acontece o dia inteiro, já que não há luz do sol à noite para o painel converter e gerá-la.

O sistema de energia solar fotovoltaico é, então, intermitente, o que significa que ele gera energia apenas durante um determinado período.

A energia do imóvel durante o período da noite pode vir tanto das baterias (sistemas off-grid) quanto da rede distribuidora de energia (on-grid), o que mostra que há soluções para o problema.

As vantagens da energia solar

Agora é a hora de ver quais são as vantagens de se instalar um sistema de energia solar fotovoltaica no seu imóvel.

Você verá como realmente vale muito a pena apostar nele!

Instalação ágil e fácil

A primeira vantagem de instalar um sistema de energia solar é o fato de ela ser ágil e fácil, já que o prazo médio para que a instalação seja realizada é de apenas 2 a 3 dias.

Assim, após a compra do seu sistema em pouco tempo é possível tê-lo instalado e funcionando, para assim trazer os benefícios desejados.

A energia solar é sustentável

Em um país com tanto sol como o Brasil, não há como não ver esse tipo de energia sustentável e limpa como vantajosa.

A fonte de energia inesgotável é o Sol e como aqui temos ele de montão, a quantidade de radiação solar que atinge o nosso território é enorme, o que ajuda a gerar muita energia elétrica.

Isso faz com que o sistema de energia solar seja, além de vantajoso, muito confiável e seguro, o que indica como o investimento nele vale a pena.

Vida útil longa

Um sistema de energia solar fotovoltaica possui uma vida útil muito longa, em geral em torno de 25 anos.

O fato é que após o investimento se pagar, você ainda terá mais de duas décadas para usufruir dos benefícios econômicos proporcionados pelo sistema.

Assim, desde que você tome cuidado com o seu equipamento, ele poderá passar 25 anos funcionando com cerca de 80% da eficiência que ele possui.

Baixa necessidade de manutenção

A vantagem anterior nos leva até essa, que também é muito importante, que é a baixa necessidade de manutenção, que é praticamente inexistente.

Portanto, você quase não terá gastos para estar mantendo o seu sistema funcionando de forma adequada, o que é mais um enorme benefício.

A lavagem dos módulos do painel fotovoltaico, por exemplo, precisa ser realizada apenas a cada seis meses.

Já a poeira que pode vir a se formar no local é retirada pela própria água que desce da chuva, e em caso de dejetos de animais, por exemplo, uma mangueira e uma vassoura resolvem o problema.

A manutenção da parte elétrica do sistema, o que garante uma maior otimização da geração de energia, precisa ser feita apenas uma vez ao ano.

Conclusão

Como você viu, é mais do que comum que as pessoas queiram saber quais são as principais vantagens e desvantagens da energia solar fotovoltaica, pois acabam por levá-las em consideração no momento da decisão de compra.

Neste texto, mostramos a você como apesar de algumas desvantagens, esse tipo de sistema que gera energia elétrica a partir da luz solar é extremamente vantajoso, o que deixa claro que realmente vale o investimento.

Solig Logotipo Orçamentos

Preencha os dados abaixo para receber um orçamento e saber como economizar até 99% em sua conta de energia.

Escolha o campo de arquivo acima para nos enviar sua conta de energia (opcional)

Este site utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência. Ao clicar em "OK" e continuar navegando, você estará concordando com o seu uso.