6 Benefícios da energia solar fotovoltaica para indústria

6 Benefícios da energia solar fotovoltaica para indústria

A energia solar para indústria vem crescendo cada vez mais, e o principal motivos é a redução do consumo da energia elétrica. Mas este não o único benefício, confira neste post outras 6 vantagens

Saiba como economizar até 99% com a energia solar em Barbacena e região!

Somos a Solig! Uma empresa especializada em sistemas de geração de energia solar fotovoltaica.

Utilize o formulário para solicitar uma análise de viabilidade técnica sem compromisso.

Escolha o campo de arquivo acima para nos enviar sua conta de energia (opcional)

O uso da energia solar para indústria vem crescendo cada vez mais, e um dos principais motivos para isso é a busca que os empresários fazem para reduzir o consumo altíssimo de energia elétrica.

Assim, com esse tipo de energia renovável e sustentável é possível reduzir bastante os custos totais com a conta de luz, além também de haver uma redução no impacto ao meio ambiente, o que é bom para as empresas.

Tudo isso deixa claro o porquê de as indústrias desejarem tanto o uso da energia solar fotovoltaica, mas é preciso entender quais são todos os benefícios proporcionados pela utilização desse tipo de energia.

Pensando nisso, resolvemos trazer esse artigo mostrando quais são esses benefícios e o porquê de você optar pela energia solar para indústria.

Vamos lá!

1- Ajuda a economizar energia elétrica e dinheiro

Vamos começar pelo principal benefício de utilizar esse tipo de energia solar fotovoltaica em indústrias, que é o que vem gerando a adoção dela por mais e mais empresas nos últimos anos.

Os gastos com a energia elétrica em indústrias de qualquer setor e porte são muito altos, e isso acaba impactando, no final, na lucratividade alcançada por essas empresas.

Com o uso do sistema de energia solar fotovoltaico, no longo prazo é possível obter uma enorme economia em termos de custos fixos para uma empresa, e há motivos para isso.

Primeiramente, os painéis solares, quando avaliados no curto prazo, possuem um custo ainda elevado, isso é um fato.

Entretanto, quando se pensa no longo prazo é possível observar como a conta de luz vai diminuindo de forma drástica, com uma redução de até 95% do valor dela.

Assim, a energia solar que vai sendo gerada pelo sistema da indústria, com o passar do tempo, vai sendo transformada em energia elétrica e utilizada por ela, sem a necessidade de ter custos mensais com eletricidade pública.

Já postamos aqui no blog, um artigo sobre como a energia solar pode lhe ajudar a economizar até 99% na conta de luz. Clique aqui para ler.

2- É bom para o meio ambiente

Ao contrário de outras fontes energéticas, a energia solar vem de uma fonte que é natural, sendo então não poluente e também inesgotável, fatores esses que são muito vantajosos para a indústria e para o meio ambiente.

Isso porque fazendo uso da energia solar é possível reduzir a utilização dos recursos naturais esgotáveis que estão presentes no meio ambiente, e que geram enormes poluentes em seu uso.

Para que se possa gerar energia solar basta fazer a instalação dos sistemas fotovoltaicos, que são placas que captam a radiação solar e a transformam em energia elétrica.

Hoje em dia, esses equipamentos são fabricados visando o menor impacto ambiental, sendo então mais sustentáveis.

Com isso, todo o processo para gerar energia elétrica a partir da energia solar é totalmente sustentável ou “verde”, sem impactos negativos ao meio ambiente.

Inclusive, já postamos aqui no Blog um artigo sobre este assunto. Aprenda sobre o impacto que a energia solar causa no meio ambiente.

3- O uso da energia solar tem incentivos fiscais

Isso é algo que muitos empresários e gestores ainda não sabem, mas o uso da energia solar em indústrias, empresas e fábricas geram incentivos fiscais por parte do governo.

Esses incentivos fazem parte do chamado Programa de Desenvolvimento da Geração Distribuída de Energia Elétrica, que foi criado no ano 2015, tendo uma previsão de que serão investidos até R$ 100 bilhões até 2030.

O objetivo principal desse programa de incentivo fiscal é estar fazendo com que o consumo de energia do tipo termelétrica venha a ser reduzido de forma significativa.

A energia termelétrica costuma ser distribuída para toda a população nos períodos em que as usinas hidrelétricas apresentam escassez em seus reservatórios de água.

Assim, torna-se necessário produzir energia através da queima dos chamados combustíveis fósseis, como a gasolina e o carvão mineral, que são altamente poluentes.

4- O sistema de energia solar fotovoltaica tem alta durabilidade e exige pouca manutenção

Mais um ótimo benefício de usar a energia solar para indústria é o fato de que os sistemas que geram esse tipo de energia possuem uma vida útil bastante longa, variando de 25 anos, em média, até 40 anos.

Além de ter uma vida útil longa, esse sistema não precisa de grandes manutenções, então não há a necessidade de ter muitos gastos com essa questão.

Para que você possa aumentar a durabilidade do seu equipamento, entretanto, é necessário escolher painéis solares que tenham muita qualidade, além de contratar uma empresa especializada para instalar eles.

Se você tem dúvidas sobre quanto custa energia fotovoltaica para indústria, entre em contato com a Solig a faça um orçamento para energia solar, sem compromisso.

5- A instalação é bastante fácil e simples

Como falamos em instalação, é importante ainda ressaltar como esse tipo de sistema pode ser instalado de forma bastante fácil e simples em qualquer lugar.

Em geral, leva-se somente três dias para que todo o sistema seja instalado e já possa começar a funcionar.

Para que ele funcione da forma correta e gere energia de acordo com o esperado, deve-se posicionar bem o equipamento para captar melhor a radiação solar.

Como essa instalação é feita na parte externa da indústria e é bem simples, então ela não atrapalha nas atividades dos funcionários, podendo ser feita em qualquer dia da semana e em qualquer horário.

6- Traz maior vantagem competitiva no mercado

Como último benefício desse tipo de energia sustentável, pode-se dizer que ela traz uma vantagem competitiva muito maior para a indústria no mercado.

Isso porque a maior parte dos consumidores já preocupa-se com a preservação ambiental, então uma indústria que adota medidas “verdes” ou sustentáveis passa, automaticamente, a ser melhor vista pelos clientes e mesmo por investidores.

Portanto, você vai conseguir dar um maior destaque para a sua empresa dentro do mercado, à medida que a sociedade, como um todo, vai preocupando-se mais com os recursos naturais e com os impactos ao meio ambiente.

Conclusão

Como você viu,fazer uso da energia solar para indústria é algo extremamente vantajoso, não é à toa que cada vez mais empresas estão adotando esse tipo de geração de energia sustentável.

Neste texto, nós mostramos a você quais são esses benefícios proporcionados pela instalação de um sistema de produção de energia solar fotovoltaica em uma indústria, de qualquer setor e porte.

Solig Logotipo Orçamentos

Preencha os dados abaixo para receber um orçamento e saber como economizar até 99% em sua conta de energia.

Escolha o campo de arquivo acima para nos enviar sua conta de energia (opcional)

Este site utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência. Ao clicar em "OK" e continuar navegando, você estará concordando com o seu uso.