3 Vantagens da energia solar em condomínios

Energia solar em condomínios

Instalar energia solar em condomínios pode trazer muitos benefícios. Veja neste post como funciona a energia solar em condomínios e 3 vantagens na utilização.

Saiba como economizar até 99% com a energia solar em Barbacena e região!

Somos a Solig! Uma empresa especializada em sistemas de geração de energia solar fotovoltaica.

Utilize o formulário para solicitar uma análise de viabilidade técnica sem compromisso.

Escolha o campo de arquivo acima para nos enviar sua conta de energia (opcional)

Gerar energia solar em condomínios pode trazer uma série de vantagens, que precisam ser conhecidas pelos moradores e pelo síndico.

Quanto mais pessoas souberem a respeito dos benefícios proporcionados pela energia solar em um condomínio, então maior será o número de sistemas instalados nesses locais para gerar esse tipo de energia.

Um sistema central que for instalado em uma área comum do condomínio é capaz de suprir o consumo total do local e das unidades individuais, bem como reduzir os gastos com energia para todos.

Por tudo isso, nós resolvemos trazer esse artigo para mostrar a você quais são as principais vantagens da instalação de energia solar em condomínios.

Não deixe de acompanhar esse texto até o final para saber tudo sobre esse assunto!

Kit de energia solar fotovoltaica

Antes de falar sobre quais são as vantagens da energia solar em condomínios, iremos comentar a respeito do kit de energia solar fotovoltaica.

Ele é composto por diversos equipamentos, que devem ser conhecidos de todos e que serão mostrados na lista a seguir:

  • Painel solar ou fotovoltaico: sem nenhuma dúvida, é um dos componentes mais importantes de um sistema de energia solar, sendo ele um arranjo das placas solares que são instaladas e então fixadas nos telhados. Os módulos ou células fotovoltaicas têm o objetivo de fazer a captação da luz solar e de realizar a conversão dela em energia elétrica
  • Inversor solar: o inversor solar ou inversor interativo é um outro importante equipamento de um sistema de energia solar, pois é ele que irá fazer a conversão e a adaptação de energia que é gerada pelo painel solar para o padrão consumido na rede elétrica tradicional (corrente alternada)

Além desses, ainda podem ser citados outros componentes, como é o caso do string-box, que é uma caixa que possui dispositivos de segurança responsáveis pelo sistema, contendo então a chave para ligar e desligar o sistema.

Se você quiser saber mais sobre este assunto, leia o nosso post o que contém um kit para energia solar fotovoltaica.

Como funciona um sistema de energia solar?

Primeiramente, é preciso falar que o sistema pode ser de dois tipos principais: on-grid (ou “na rede”) e off-grid (ou isolado).

O funcionamento do sistema on-grid, no qual o excesso de energia produzida é injetado na rede elétrica distribuidora, acontece dessa forma:

  • A captação da luz solar é feita pelas placas, e nos módulos ou células há a conversão da energia solar em energia elétrica
  • O inversor solar ou interativo então recebe essa energia na forma de corrente contínua e a converte para corrente alternada, para que ela possa ser usada no imóvel, enviando-a para o quadro de distribuição
  • A energia que é produzida em excesso, ou seja, que não é utilizada é então injetada na rede distribuidora de energia
  • O sistema de energia solar, em alguns momentos, como durante à noite, não produz energia e não pode suprir o imóvel, então a energia vem da própria rede elétrica

A energia que o sistema de energia solar injeta na rede distribuidora é paga por ela na forma de créditos energéticos, que podem ser usados para abater um valor na conta de luz do imóvel.

No caso do sistema off-grid ou isolado, a grande diferença dele para o on-grid é que ele não é integrado à rede elétrica, e ao invés disso possui baterias.

As baterias é que irão receber a energia que é produzida em excesso, armazenando-a para que ela seja utilizada nos períodos em que o sistema não produz nenhuma energia.

Solicite aqui um orçamento para instalação de energia solar sem compromisso com a Solig.

Vantagens da energia solar em condomínios

Agora é hora de finalmente falar sobre quais são as vantagens da energia solar em condomínios.

A seguir, nós iremos mostrar de forma detalhada cada um desses benefícios principais, então não deixe de acompanhar!

Energia limpa e renovável

A primeira vantagem do uso da energia solar em condomínios é o fato de ela ser do tipo limpa e renovável, o que é excelente.

A produção da energia é feita de forma limpa, ou seja, sem que o meio ambiente seja atingido, bem como é renovável, já que vem dos raios solares, que são inesgotáveis.

Maior autonomia para o condomínio

Uma outra ótima vantagem da energia solar em condomínios é o fato de que ela traz uma maior autonomia para os moradores.

Isso porque o condomínio não irá mais ser dependente totalmente da energia da rede distribuidora pública, principalmente se o sistema for do tipo off-grid ou híbrido, contando com baterias.

Essa maior independência também proporciona uma redução nos custos, o que é uma outra vantagem que você verá a seguir.

Economia com redução dos custos

A economia de se ter a energia solar em condomínios já pode começar a ser notada em pouco tempo, mas sem nenhuma dúvida ela é muito maior quando visualizamos o longo prazo.

A maior economia no longo prazo se dá pelo fato de o sistema ter uma vida útil muito longa, em torno de 25 anos, quando ele for bem cuidado.

Assim, após o investimento se pagar, dentro de 5 a 6 anos, você ainda continuará tendo energia elétrica sendo gerada para o seu imóvel, sem nenhum custo, por quase 20 anos.

Outra questão de economia é o fato da baixa necessidade de manutenção nesse sistema, pois é preciso muito pouco para mantê-lo funcionando da forma certa.

Em muitos casos de sujeira, por exemplo, a própria água da chuva é capaz de limpar as placas, reduzindo assim o seu trabalho e gastos, e mesmo a manutenção geral é feita apenas de 6 em 6 meses, sem muitos custos.

Temos também, um post completo sobre as 7 principais vantagens e desvantagens da energia solar, clique aqui e leia.

Conclusão

Como você viu,é importante conhecer quais são as vantagens da energia solar em condomínios para que seja possível decidir instalar um sistema para gerá-la para todos os moradores do local.

Neste texto, mostramos a você um pouco mais a respeito de um sistema de energia solar, e também falamos sobre essas principais vantagens.

Com isso, você que é morador ou síndico poderá reunir os moradores para conversar a respeito e mostrar como esse é um investimento vantajoso para todos.

Solig Logotipo Orçamentos

Preencha os dados abaixo para receber um orçamento e saber como economizar até 99% em sua conta de energia.

Escolha o campo de arquivo acima para nos enviar sua conta de energia (opcional)

Este site utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência. Ao clicar em "OK" e continuar navegando, você estará concordando com o seu uso.